Biscoito de gengibre ou Gingerbread são de origem Inglesa, com receitas das épocas medievais europeias.
Seu formado de Homenzinho de biscoito ficou muito popular com um conto infantil escrito em 1875, onde após um biscoito de gengibre ser assado em formato de menino, sai do forno com vida e correndo para não ser devorado.
📺 Assista ao conto ilustrado nos vídeos infantis: 👉 Versão em inglês produzido por Gigglebox - The Gingerbread 👉 Versão em português produzido por Os Amiguinhos - O Homem Biscoito de Gengibre
Os biscoitos só se tornaram uma tradição quando os religiosos ingleses popularizaram a ideia de fazer-los para celebrar as festas do inverno, que é na época do Natal.
A receita se espalhou da Inglaterra para o mundo e foi introduzido em diversos filmes e séries, inclusive se tornando um personagem ícone nos filmes Shrek, que eu particularmente adoro.
Esses biscoitos são bem simples e a decoração fica por conta de cortadores natalinos, glacê real, confeitos coloridos e sua imaginação.
O glacê real tradicional leva em sua receita claras de ovos, açúcar e suco de limão.
Sabemos, contudo, que usar claras não cozidas não tem uma validade muito grande, além do risco da salmonela.
Pensando nisso a industria produziu uma mistura para glacê real, que você encontra facilmente em lojas de confeitaria. O resultado fica perfeito e não fica nada a desejar comparado a receita tradicional.
Se quiser colorir o glacê real, indico que utilize corantes alimentícios em gel.
Corantes líquidos podem desestabilizar o seu glacê e deixar muito mole, dessa forma não conseguirá decorar seus biscoitos.
Corantes em pó também podem ser utilizados, mas devem ser incluídos na batedeira junto com o pó do glacê real, pois não se dissolvem facilmente no creme pronto. Isso dificulta se sua intenção é ter glacê de várias cores.
Caso você não goste do sabor do gengibre, pode substituir por outras especiarias como: canela, cravo da índia, noz moscada, cardamomo, todas em pó e até fazer um mix de especiarias conforme gostar.
Para uma versão de chocolate acrescente na receita 20 gr de cacau em pó.
Não gosta de nenhuma especiaria? Retire da receita! O mel e o açúcar mascavo ainda deixaram seus biscoitos muito saborosos.
Nessa época do ano todo mundo está em busca de lembrancinhas e presentes criativos, por isso inclua esses biscoitos de gengibre no seu cardápio como opção.
Segue algumas dicas de montagem para todos os gostos e bolsos:
Eu sempre falo que congelamento é vida e congelar biscoitos nem se fala.
Biscoitos no congelador para quem vende são a salvação para clientes de última hora, aqueles que esqueceram de encomendar as lembrancinhas e entram em contato com você desesperados pedindo algo para ontem.
Se você tem biscoitos modelados congelados é só retirar do freezer para o forno. Esperar esfriar, decorar, esperar secar e embalar. E em no máximo duas hora seu cliente poderá buscar seu pedido.
Se você é do faça você mesmo e gosta de presentear todo mundo, o congelamento também é para você. Asse e decore aos poucos conforme for encontrando as pessoas queridas até o natal.
Na hora de usar:
Na hora de usar:
Validade: Você pode manter a massa crua congelada por até 6 meses no freezer.
O cheiro desses biscoitos assando são tentadores e vão chamar todos da casa para cozinha. Cuidado! Pois, podem sumir antes mesmo de esfriarem completamente e nem precisam tomar vida como no conto da história infantil.
510
gramas1
hora3
horas12-15
minutos20
diasEstes simples Biscoitos de Natal não só têm um sabor incrível, como também são muito fáceis de fazer, o que os torna uma ótima receita para presentear.
225 gr de farinha de trigo
85 gr de açúcar mascavo
100 gr de manteiga sem sal gelada
50 gr de mel
6 gr de gengibre em pó
2 gr de sal
3 gr de bicarbonato de sódio
10 ml de essência de baunilha
01 ovo
300 gr de mistura para glacê real em pó
50 ml de água
Cortadores com motivos natalinos
Saco de confeitar, adaptador de bico de confeitar e bico perlê nº3
Confeitos de açúcar verde e vermelho
Sou confeiteira, amo estudar sobre confeitaria e também gastronomia. Além dos cursos que já realizei, muito do que sei vem dos livros, posso passar horas lendo e os livros ficam sempre espalhados pela casa.
Resolvi criar o blog para compartilhar o que sei, o que apreendo e o que ainda vou apreender nas minhas leituras, aulas e experiências na cozinha.
Por aqui compartilho meus conhecimentos e receitas do mundo da confeitaria e como não se pode viver só de doces, ocasionalmente receitas para o dia a dia, que possam te inspirar a manter o equilíbrio.
Cheesecake Sensação uma combinação de Morango com Chocolate em formato de coração para fazer e comemorar o Dia dos Namorados.
Bolo de Laranja com Glacê de Laranja, um bolo naturalmente úmido, fofinho e muito saboroso para acompanhar o seu cafézinho!
Brigadeiro de Morango sem saborizante ou pasta artificial é feita com a fruta in natura. Veja como se faz!
Cesta Artesanal feita com receitas simples, práticas e deliciosas para preparar e presentear em qualquer ocasião!
Biscoitos Amanteigados Rosetas, recheado com ganache de chocolate branco e geléia de frutas Vermelhas, uma sugestão para o Dia das Mães!
Brownie de Cacau em Pó com Pasta de Amendoim uma receita rapidinha de se fazer para qualquer momento ou ocasião!