Terceira receita consecutiva com milho verde e chegou a vez de fazer um bolo com o bagaço do milho verde que não utilizei nas receitas anteriores.
📌 Se não viu as outras receitas veja aqui: 👉 Brigadeiro de Milho Verde 👉 Torta Doce de Milho Verde
Essa é uma daquelas receitas simples e fáceis, feita para aproveitar tudo do milho e não desperdiçar nada, por isso é feito com ingredientes simples e batido na mão mesmo.
Aqui consegui a quantidade necessária no mesmo dia já que estava preparando as outras receitas de milho, porém se você não tiver a quantidade suficiente e não queira dividir a receita, você pode congelar o bagaço de milho até obter o suficiente para preparar a receita.
Congelar bagaço de milho é coisa simples é só colocar em saquinhos ou potes para congelamento e na hora de descongelar passe para a geladeira por umas 6 horas e já pode utilizar. Da certo também descongelar no micro-ondas, vá colocando o tempo de 1 em 1 minuto até que descongele, vá verificando entre as pausas.
No card da receita abaixo passo um tamanho de forma para assar o bolo, mas no vídeo deixei dicas de embalagens bacanas para comercializar.
Vou passar aqui a medida das formas que usei no vídeo e quantos rendem:
Essa embalagem eu acredito que seja uma das primeiras a sairem nesse formato, antes de terem tantas outras no mercado com várias estampas e com tampa, que aliás são ótimas para serem usadas nesse bolinho também, porém o toque rústico dela me atrai bastante.
Eu gosto de embalagens bonitas e mostrar esse cuidado nos produtos fazem toda diferença, aqui coloquei um retalho de tecido tipo chita e um laço com fio de sisal colorido.
Nessa embalagem coloquei 300 gr de massa em cada forma e assim rendem 7 bolinhos
Já nessa forma de alumínio que também é forneável, coloquei 350 gr de massa, assim renderiam 6 bolinhos nesse tamanho.
Eu adoro embalagens para bolinhos individuais e para venda acho uma boa sacada, principalmente se você vende perto de lojas ou industrias, no fim da tarde no trabalho sempre tem quer desejaria um bolinho.
Nessa embalagem eu coloquei 130 gr de massa e renderiam 16 unidades.
Eu acho que bolo de milho por mais simples que seja, pode ser incrementado e para isso te dou duas ideias:
Se você é como eu e gosta da mistura de doce com salgado, experimente colocar requeijão por cima do bolo de milho, fica divino.
Utilize o requeijão de bisnaga, por ser mais firme não derrete tão fácil no forno.
O tradicional fubá com goiabada, vale também para o bolo de milho.
Corte a goiabada em pedaços pequenos e jogue por cima do bolo antes de ir ao forno
Se preferir você pode também misturar com a massa, mas se for fazer assim passe os pedacinhos na farinha de trigo para que não afundem.
Caso prefira, derreta no fogo a goiabada com um pouco de água e espalhe sobre o bolo depois de assado, fica uma cobertura perfeita para esse bolo.
Prefere o mais simples possível?
Faça somente o bolo e sirva com um bom cafezinho feito na hora, eu ainda gosto de passar uma manteiga por cima da fatia na hora de servir, mas fique à vontade para saborear do seu jeito e aproveitar o seu momento.
2,1
kg30
minutos30
minutosBolo com bagaço de milho verde, para aproveitar tudo que o milho oferece.
03 ovos
200 ml de leite
350 gr de açúcar
150 ml de óleo
500 gr de bagaço de milho
400 gr de farinha de trigo
10 gr de fermento em pó
Requeijão Cremoso
Goiabada
Sou confeiteira, amo estudar sobre confeitaria e também gastronomia. Além dos cursos que já realizei, muito do que sei vem dos livros, posso passar horas lendo e os livros ficam sempre espalhados pela casa.
Resolvi criar o blog para compartilhar o que sei, o que apreendo e o que ainda vou apreender nas minhas leituras, aulas e experiências na cozinha.
Por aqui compartilho meus conhecimentos e receitas do mundo da confeitaria e como não se pode viver só de doces, ocasionalmente receitas para o dia a dia, que possam te inspirar a manter o equilíbrio.
Cheesecake Sensação uma combinação de Morango com Chocolate em formato de coração para fazer e comemorar o Dia dos Namorados.
Bolo de Laranja com Glacê de Laranja, um bolo naturalmente úmido, fofinho e muito saboroso para acompanhar o seu cafézinho!
Brigadeiro de Morango sem saborizante ou pasta artificial é feita com a fruta in natura. Veja como se faz!
Cesta Artesanal feita com receitas simples, práticas e deliciosas para preparar e presentear em qualquer ocasião!
Biscoitos Amanteigados Rosetas, recheado com ganache de chocolate branco e geléia de frutas Vermelhas, uma sugestão para o Dia das Mães!
Brownie de Cacau em Pó com Pasta de Amendoim uma receita rapidinha de se fazer para qualquer momento ou ocasião!