O dia a dia da confeitaria é muito corrido e uma das tarefas recorrentes é o de untar as formas, de forma eficiente para que tudo se desenforme perfeitamente e não se tenha uma desagradável surpresa.
Nessa etapa da confeitaria temos vários jeitos e produtos que podem ajudar de acordo com o que queremos preparar.
A antiga técnica de untar formas com manteiga ou margarina e enfarinhar com farinha de trigo ainda funciona.
O cuidado aqui é passar uma camada fina de margarina por toda forma uniformemente, sem deixar falhas e isso você vai ver quando for enfarinhar, já que não terá gordura para a farinha grudar e nesse espaço vazio sua massa vai grudar.
Dica: é muito mais fácil espalhar a manteiga ou margarina com papel toalha ou pincel.
Sim você pode, mas tenha cuidado com a quantidade, por sua textura líquida há uma grande a chance de exagerar na quantidade óleo na forma e quando for adicionar a farinha irá umedecê-la e não irá espalhar corretamente, seu bolo pode ficar com aspecto oleoso ao desenformar.
Usar papel manteiga nas formas é o método que mais utilizo. Acho mais prático e nunca me decepciona.
O importante é cortar o papel manteiga na medida certa do fundo da forma, se fizer tamanho maior irá marcar sua massa assada.
Quando faço bolos ou brownies não há necessidade de untar o papel manteiga, nem antes e nem depois de colocar na forma.
Já para massas mais leves e delicadas, como por exemplo, rocambole, bem casados, prefiro untar para que saia mais facilmente, mas não há necessidade de enfarinhar.
Folhas e tapetes antiaderentes facilitam muito em preparações de biscoitos, cookies, bem casados, rocamboles, macarons, suspiros, etc.
Temos vários tipos no mercado para todos os gostos e bolsos
Tapetes antiaderente de fibra de vidro tem um custo bem alto, já que em sua maioria é importada, mas são extremamente eficientes e duráveis.
Tapetes de silicone se encontram facilmente em qualquer loja de utilidades e com um bom custo. O que me incomoda um pouco nesse tipo é de material é a lavagem, o ideal é sempre deixar secar naturalmente, pois adere facilmente fios de guardanapo ou até fiapos de papel toalha.
Tapetes com revestimento teflon tem um ótimo custo x benefício. Super acessível e durável, talvez não tanto quanto a de fibra de vidro, mas com certeza com cuidado e bom manuseio terá por muitos anos. Uma ótima opção para investir, caso seu trabalho exija ter vários deles para uma boa produtividade e não possa investir um alto custo.
O problema dos tapetes antiaderentes é que seu único formato, pelo menos que eu já tenha visto é o retangular e pouca variedade de tamanho, o que significa que acabamos não tendo essa opção para fazer bolos, o que seria ótimo além da praticidade, são reutilizáveis que nos geraria menos trabalho e impacto no meio ambiente.
Papel antiaderente ou forneável é uma opção encontrada em alguns supermercados e lojas de confeitaria, geralmente na embalagem vem com o slogan de fritar e assar sem gordura.
Se parece muito com o papel manteiga, porém tem um lado mais brilhante que deve ter o contato com o alimento que garante que nada grude. É muito mais eficiente que o papel manteiga, não sendo necessário untar em nenhuma preparação e seu desempenho se compara aos tapetes antiaderentes.
Infelizmente seu ponto negativo é que não há tantas marcas disponíveis e assim apesar de um bom resultado acaba tendo um alto custo já que é descartável.
Desmoldante em spray chegou para facilitar as nossas vidas com alta eficiência e trazendo muita agilidade, sendo possível encontrar de várias marcas e valores.
Se você faz pães de mel ou mini bolinhos ou qualquer outro produto que tenha que utilizar várias forminhas pequenas esse tipo desmoldante se mostra muito útil.
Você já deve ter visto aquelas formas para bolo decoradas e com formatos diferentes, as chamadas formas Bundt Cake, elas são lindas e transformam bolos simples em obras de arte, porém para ter sucesso na hora de desenformar o segredo é utilizar o desmoldante em spray ou o caseiro, que ensino logo mais.
O spray pode parecer um facilitador, mas na verdade acaba depositando uma quantidade em excesso de desmoldante na forma, gerando um desperdício e nem sempre conseguimos direcionar de forma eficiente, por isso prefira aplicar uma quantidade em um pincel e com ele espalhar na forma.
Pode ser que você não encontre o desmoldante em spray ou ache seu custo alto , então uma alternativa que se adapta bem a todas as preparações citadas acima e com eficiência é prepara o desmoldante caseiro.
É muito simples de fazer no passo a passo te ensino a bater na batedeira com o batedor raquete, isso porque o ideal não acrescente ar ao desmoldante e por isso evito utilizar o batedor de aro. Se sua batedeira não tiver esse tipo de batedor você pode preparar misturando a mão com uma espátula, só levará um tempinho a mais.
Como tudo que é caseiro alguns cuidados devem ser tomados para a conservação:
Custo baixo, alta eficiência e ótima rentabilidade e a receita você vê logo abaixo no card.
Se gosta de colecionar cards de receita assim como eu, abaixo a receita de Desmoldante Caseiro para imprimir e guardar na gaveta da cozinha e ter sempre a mão.
Antes de te passar a receita do desmoldante, vou te explicar sobre uma pergunta que sempre me fazem quando vem meus vídeos de receita de bolo.
Se você já viu algum desses vídeos percebeu que sempre coloco papel manteiga no fundo e forro e nem unto as laterais da forma e deve ter se perguntado se não vai grudar já que você pode ter aprendido a untar bem toda a forma.
A resposta é vai grudar, mas vai soltar.
Você já deve ter feito algum bolo onde untou as laterais da forma que ao assar e crescer no forno, acaba dando uma encolhida nas laterais, isso acontece porque enquanto o bolo cresce digamos que não consegue se “agarrar na forma” e acaba acontecendo o encolhimento.
Não untar as laterais faz com que seu bolo cresça e se desenvolva melhor e não se preocupe o fundo estando bem untado as laterais saem facilmente.
As massas amanteigadas uma leve pressão com as mãos ou uma sacudida na forma é suficiente para soltar. Já os bolos pão de ló que tem menos gordura passa uma espátula de leve no topo para soltar, cuidado para não estragar demais a lateral do bolo.
Essa técnica de não untar as laterais funcionam em formas redondas, quadradas e retangulares, seja de tamanhos grandes ou pequenas. Formas decoradas e com furo no meio mantenha a técnica de untar tudo.
Espero que as dicas te ajudem a escolher o melhor jeito de desenformar sua próxima fornada.
300
gramas30
minutosReceita de desmoldante caseiro para facilitar o dia a dia e desenformar bolos facilmente.
100 gr de gordura vegetal
100 ml de óleo
100 gr de farinha de trigo
Sou confeiteira, amo estudar sobre confeitaria e também gastronomia. Além dos cursos que já realizei, muito do que sei vem dos livros, posso passar horas lendo e os livros ficam sempre espalhados pela casa.
Resolvi criar o blog para compartilhar o que sei, o que apreendo e o que ainda vou apreender nas minhas leituras, aulas e experiências na cozinha.
Por aqui compartilho meus conhecimentos e receitas do mundo da confeitaria e como não se pode viver só de doces, ocasionalmente receitas para o dia a dia, que possam te inspirar a manter o equilíbrio.
Cheesecake Sensação uma combinação de Morango com Chocolate em formato de coração para fazer e comemorar o Dia dos Namorados.
Bolo de Laranja com Glacê de Laranja, um bolo naturalmente úmido, fofinho e muito saboroso para acompanhar o seu cafézinho!
Brigadeiro de Morango sem saborizante ou pasta artificial é feita com a fruta in natura. Veja como se faz!
Cesta Artesanal feita com receitas simples, práticas e deliciosas para preparar e presentear em qualquer ocasião!
Biscoitos Amanteigados Rosetas, recheado com ganache de chocolate branco e geléia de frutas Vermelhas, uma sugestão para o Dia das Mães!
Brownie de Cacau em Pó com Pasta de Amendoim uma receita rapidinha de se fazer para qualquer momento ou ocasião!