Nada como comer um bolo molhadinho, então hoje trago 6 receitas de caldas para Bolo e algumas dicas para não errar a mão na hora de umedecer seus bolos
Com o tempo e a experiência você já naturalmente vai pegando o jeito e umedecendo seus bolos na medida certa, porém no começo a dúvida sempre aparece.
Eu não tenho como te falar aqui a medida exata de calda que deve usar em cada bolo, isso porque essa quantidade depende de alguns fatores:
Bolos do tipo Pão de ló, por exemplo precisam de mais calda do que os bolos amanteigados, já que tem pouca ou nenhuma gordura, são massas mais secas e absorvem mais líquido.
Já os bolos amanteigados, por causa do teor de gordura já são mais macios e saborosos e não exigem tanta calda.
Bolos com óleo, assim como os amanteigados também não necessitam de tanta calda e são naturalmente mais úmidos.
Alguns recheios podem interferir na quantidade de calda do seu bolo e um bom exemplo disso é o caso de utilizar morangos frescos, que vão soltando seu próprio líquido após serem cortados.
Então nesse caso você deve usar o mínimo possível de caldo no bolo.
Um bolo gelado é aquela receita que a gente ama e sabe que tem que ser bem molhadinho, então não terá economias de calda. São servidos embrulhados em pedaços, então não tem perigo de se desestruturar.
Um bolo baixo, que não tem camadas altas de bolo e recheio também podem ser mais molhadinhos.
Agora temos os bolos altos e decorados que exigem uma boa estrutura para se manterem em pé e bonito por horas.
Nesse caso o ideal é tomar cuidado com a quantidade de calda e colocar somente o necessário para deixar levemente úmido, mas manter o bolo estruturado. Isso vale também para bolos de andares.
Bolo com “barriga”, rachado, desmoronando, são erros que podem acontecer por excesso de calda.
Por isso por mais que todo mundo ame bolos molhadíssimos, é sempre bom ficar de olho e tomar cuidado para não exagerar e acabar arruinando todo o resto do seu trabalho.
Quando fazemos bolo para vender é importante ficar atento a validade dos produtos que utilizamos, considerando para o prazo o ínicio da produção da receita até a entrega para o cliente e também as condições de armazenamento do produto pronto.
Usar Leite UHT que é o tradicional de vaca de caixinha, diminui e muito a validade do produto e o bolo deverá ser obrigatoriamente armazenado em geladeira.
Como muitas vezes os bolos são a representação de comemorações, muitas vezes ficam sempre presentes e expostos nas festas, por isso procure evitar as caldas com esse tipo de leite, optando por alguma das que irei te ensinar hoje.
Antigamente usar refrigerante para molhar o bolo era algo comum e aos poucos com mais conhecimento e aperfeiçoamento, já não vemos essa técnica com bons olhos.
Devemos pensar que o refrigerante é composto por uma quantidade grande de açúcar, além de ter conservantes e saborizantes.
Em uma confeitaria artesanal, mesmo que não se faça uma linha 100% natural, temos opções de caldas que são muito fáceis de fazer não havendo motivos para utilizar desse recurso.
Tem quem use pincel culinário para umedecer o bolo, eu mesmo já utilizei essa técnica por um bom tempo.
Se for essa maneira que escolher, opte por pincéis de silicone que são mais higiênicos.
Hoje o que gosto de utilizar são as bisnagas para molho, acho mais prático na hora de aplicar e porcionar a quantidade de calda no bolo.
Tenha uma bisnaga exclusivo para esse uso, esses utensílios são de plástico e esse material absorve cheiro e sabor e por isso é melhor não reaproveitar bisnagas que já foram utilizadas com ketchup, mostarda ou qualquer outro molho. São bem baratinhas, então vale a compra de uma nova.
Essa calda é mais simples de todas e de baixíssimo custo, requer somente dois ingredientes água e açúcar e levar ao fogo até ferver.
Se quiser pode incrementar e dar outros sabores á ela. Veja algumas opções:
📝Quer saber mais sobre a Baunilha? De onde vem, seu cultivo, o motivo do seu alto custo e como usar cada uma das suas versões estão nesse post aqui. 👉 Baunilha, o ouro da confeitaria!
Você pode mesclar a combinação desses ingredientes, como por exemplo casca de maça ou abacaxi com especiarias e trazer todo um sabor á mais para o seu bolo.
Só não esqueça de que a calda deve harmonizar com o tipo de bolo que está fazendo, algumas combinações podem não funcionar ao paladar.
Essas caldas sem dúvida são saborosíssimas, afinal o que fica ruim com leite condensado? Eu desconheço.
E o mais legal dessas caldas é que não precisam ir ao fogo e então não precisam de tempo de espera para esfriar.
Embora, nós confeiteiras procuramos ser organizadas e programar nossos trabalhos, com a correria algumas vezes esquecemos de fazer a calda antecipadamente e aí que entra essa receita para nos salvar.
Você pode fazer uma quantidade maior de calda e ir utilizando na sua produção.
Só tenha em mente que a validade dessas caldas é de 5 dias, os ingredientes são básicos e não se tem nenhum conservante natural e muito menos artificial nas caldas e com isso acabam estragando rápido.
Como são rápidas de fazer eu sempre prefiro fazer em pouca quantidade conforme vou precisando.
Agora fique com as receitas, faça seus testes e escolha a sua preferida.
👩🍳 Ah quer me contar qual foi a receita que mais gostou ou ficou com alguma dúvida? Me segue lá no Instagram @priscila.piardi, é por lá que consigo ter mais interação e conversar com quem me acompanha. 😘
10
minutos5
dias refrigeradoDicas e receitas de caldas para bolos.
150 ml de água
50 gr de açúcar
150 ml de água
50 gr de açúcar
1 colher de sopa de raspas de frutas cítricas (limão, laranja, etc)
150 ml de água
50gr de açúcar
1 rama de canela em pau
3 un. cravo da índia
100 ml de água
30 gr de leite condensado
60 gr de leite coco
100 ml de água
50 gr de leite condensado
100 ml de água
50 gr de leite condensado
20 gr de leite em pó
Sou confeiteira, amo estudar sobre confeitaria e também gastronomia. Além dos cursos que já realizei, muito do que sei vem dos livros, posso passar horas lendo e os livros ficam sempre espalhados pela casa.
Resolvi criar o blog para compartilhar o que sei, o que apreendo e o que ainda vou apreender nas minhas leituras, aulas e experiências na cozinha.
Por aqui compartilho meus conhecimentos e receitas do mundo da confeitaria e como não se pode viver só de doces, ocasionalmente receitas para o dia a dia, que possam te inspirar a manter o equilíbrio.
Cheesecake Sensação uma combinação de Morango com Chocolate em formato de coração para fazer e comemorar o Dia dos Namorados.
Bolo de Laranja com Glacê de Laranja, um bolo naturalmente úmido, fofinho e muito saboroso para acompanhar o seu cafézinho!
Brigadeiro de Morango sem saborizante ou pasta artificial é feita com a fruta in natura. Veja como se faz!
Cesta Artesanal feita com receitas simples, práticas e deliciosas para preparar e presentear em qualquer ocasião!
Biscoitos Amanteigados Rosetas, recheado com ganache de chocolate branco e geléia de frutas Vermelhas, uma sugestão para o Dia das Mães!
Brownie de Cacau em Pó com Pasta de Amendoim uma receita rapidinha de se fazer para qualquer momento ou ocasião!