Broinha de fubá é uma maravilha de origem mineira, aquela receita que te convida à passar um café fresco e se deliciar com um calmo café da tarde.
Trouxe essa receita nesse mês de junho, pois estou fazendo um compilado de delícias que aos meus olhos trazem o gosto das festas juninas.
A textura da massa dessa broa é mais mole e pegajosa, não é como pão que vai desgrudar das suas mãos, por isso na hora de modelar escolha uma das alternativas:
▪️ Colheres: faça as broas de forma rústica modelando com duas colheres. ▪️ Saco de confeitar e bico de confeitar: para modelagens mais decorativas coloque em sacos de confeitar com bicos pitanga ou perlê de tamanhos grandes. ▪️ Mãos untadas: se quiser fazer bolinhas perfeitas e rechear as broas, modele com as mãos untando sempre que necessário com margarina 📌 Talvez você goste dessa receita aqui 👉 Torta doce de milho verde
Rechear essas broas de fubá com goiabada é uma simples e ótima combinação.
Utilizar a goiabada cascão em pedaços facilita na hora de rechear, por isso opto por essa versão.
A broinha de fubá deve ser consumida no dia em que forem assadas, isso porque no dia seguinte, ela já fica mais sequinha e não tão gostosa como feita na hora.
Para se ter broinhas de fubá sempre fresquinhas, faça o congelamento delas cruas e assim asse sempre que der vontade. Veja como é fácil fazer:
1. Modele as broas de fubá normalmente. 2. Forre uma forma com filme plástico. 3. Posicione as broinhas na forma com espaço entre elas. 4. Cubra com filme plástico e levar ao freezer. 5. Deixe de um dia para o outro para congelar individualmente. 6. Passe as broinhas para um saco de congelar com zip.
Essas broinhas podem ficar congeladas por até 3 meses.
Para assar tire do congelador a quantidade que irá consumir na hora e leve direto ao forno preaquecido, para assar normalmente.
📌 Talvez você goste dessa receita aqui 👉 Bolo com bagaço de milho verde
Aqui na minha cidade por esses dias anda fazendo aquele friozinho gostoso, bem convidativo para comer essas broinhas de fubá.
Se por ai estiver com esse climinha, aproveite e teste essa receita.
👩🍳 Quer ter mais dicas, receitas e ver um pouquinho dos bastidores de quem escreve? Me segue no Instagram o @priscila.piardi, por lá você pode me conhecer um pouco mais e se reproduzir alguma das receitas me mande foto por lá que adoro ver. 🤗
Broinha de fubá uma receita mineira para consumir pura ou recheada com goiabada!
195 gr de fubá
60 gr de polvilho doce
200 ml de leite
80 gr de manteiga sem sal
50 gr de açúcar
¼ colher de chá de sal
½ colher de chá de erva doce (opcional)
3 ovos
5 gr de fermento em pó
Goiabada cascão em cubos (opcional)
Fubá extra para polvilhar
Sou confeiteira, amo estudar sobre confeitaria e também gastronomia. Além dos cursos que já realizei, muito do que sei vem dos livros, posso passar horas lendo e os livros ficam sempre espalhados pela casa.
Resolvi criar o blog para compartilhar o que sei, o que apreendo e o que ainda vou apreender nas minhas leituras, aulas e experiências na cozinha.
Por aqui compartilho meus conhecimentos e receitas do mundo da confeitaria e como não se pode viver só de doces, ocasionalmente receitas para o dia a dia, que possam te inspirar a manter o equilíbrio.
Cheesecake Sensação uma combinação de Morango com Chocolate em formato de coração para fazer e comemorar o Dia dos Namorados.
Bolo de Laranja com Glacê de Laranja, um bolo naturalmente úmido, fofinho e muito saboroso para acompanhar o seu cafézinho!
Brigadeiro de Morango sem saborizante ou pasta artificial é feita com a fruta in natura. Veja como se faz!
Cesta Artesanal feita com receitas simples, práticas e deliciosas para preparar e presentear em qualquer ocasião!
Biscoitos Amanteigados Rosetas, recheado com ganache de chocolate branco e geléia de frutas Vermelhas, uma sugestão para o Dia das Mães!
Brownie de Cacau em Pó com Pasta de Amendoim uma receita rapidinha de se fazer para qualquer momento ou ocasião!