Armazenar e conservar Chocolate é uma tarefa que precisa atenção especial, já que o chocolate é muito sensível a umidade, calor e odore.
Nesse artigo vou citar alguns cuidados que você deve ter na sua produção de chocolate.
O chocolate se conserva melhor em temperaturas entre 20° a 24° C e essa não é a realidade climática do Brasil na maior parte do ano, por isso conservar chocolate em temperatura ambiente é uma situação bem complicada.
📌 Saiba como é o Clima do Brasil 👉Climas do Brasil [site - Portal São Francisco]
Um ambiente ideal para conservação do chocolate deve ter máximo 70% de umidade relativa no ar, para a preservação das suas caracteristicas.
Sendo esse mais um ponto negativo para algumas regiões do Brasil, onde a umidade reativa do ar pode chegar a 100%.
📌 Saiba quais são as cidades mais úmidas do Brasil 👉 Top 30 cidades mais úmidas do Brasil [site ClimaOnline]
O chocolate não deve ser levado a geladeira por duas razões que são a umidade e o choque térmico.
Como vimos acima o chocolate não resiste a umidade e estar exposto a alta umidade pode trazer características indesejáveis ao chocolate.
Outro problema é que a temperatura da geladeira que varia entre 1° a 7° C, que é abaixo do ideal para se manter o chocolate.
Quando retiramos o chocolate da geladeira, que estava em baixa temperatura e á uma alta temperatura acima de 24° C, ocorre um choque térmico que não é bom para a conservação do chocolate.
A umidade e a baixa temperatura da geladeira, pode ocasionar diversas características indesejáveis no chocolate, falei um pouco mais sobre isso em outro artigo que vou deixar abaixo, caso queira saber mais.
📌 Saiba mais sobre👉 O que deu errado com meu Chocolate?
Climas quentes são os vilões para o chocolate e o Brasil com um clima tropical, não é fácil driblar essa situação em épocas quentes e temos que pensar em como fazer para o chocolate não derreter fora da geladeira.
O ideal para se trabalhar com chocolate é ter um ambiente climatizado, mas essa não é uma realidade acessível para todo mundo, principalmente no começo de um negócio.
Sabendo de toda essa diversidade de clima e econômica, trago hoje uma dica para te ajudar nesse problema.
Vou utilizar aqui o exemplo de como armazenar cascas de ovos de páscoa, pois é um período muito corrido e precisamos pensar em formas de antecipar as produções. Veja como armazenar chocolate:
Você conhece o gelo x ou gelo artificial?
Esse gelo artificial tem uma embalagem rígida feita de polietileno, muito utilizado em transporte de produtos que precisam ficar refrigerados e tem várias vantagens:
▪️ São resistentes. ▪️ Mantem a temperatura por mais tempo que o gelo. ▪️ Não molham ao descongelar. ▪️ São feitos com um gel atóxico.
Fiz muito do uso desse tipo de gelo para transportar e armazenar meus doces, e é um item muito útil para se ter na produção de confeitaria.
A ideia aqui é formar um pequeno ambiente com uma refrigeração e umidade controlada para guardar os chocolate, utilizando o gelo X e uma caixa. Veja como fazer.
▪️ Gelo Artificial: adquira 2 a mais gelos X, sempre em números pares. A quantidade dependendo do tamanho da caixa.
▪️ Caixa: a caixa pode ser plástica ou térmica. Térmicas são melhores ainda, mas se não puder ser, dá certo também.
▪️ Papel manteiga, filme plástico ou papel toalha: use um desses materiais para separa os chocolates.
▪️ Coloque uma parte dos gelos X no freezer por 8 horas antes de utilizar. ▪️ Após esse tempo retire o gelo X do freezer e coloque os outros no lugar. ▪️ Prepare a caixa forrando com papel manteiga, papel toalha ou filme plástico. ▪️ Coloque os Gelos X refrigerados nos cantos da caixa. Apesar do gelo artificial não molhar conforme descongela, por precaução gosto de envolver um pano multiuso neles. ▪️ Armazene os chocolates prontos dentro da caixa, evitando encostar no gelo X, pois serão trocados várias vezes. ▪️ Se for necessário sobrepor um chocolate sobre o outro, intercale papel manteiga ou toalha entre eles. ▪️ Mantenha a caixa fechada em temperatura ambiente no lugar mais fresco possível da sua casa, longe de luz solar, umidade e odores. ▪️ Após 8 horas troque o gelo X da caixa, pelo gelo que está no freezer. ▪️ Faça esse revezamento dos gelos artificiais sempre que necessário.
▪️ Garrafas pet com água
Caso você não encontre ou não possa adquirir esse gelo artificial, use garrafas pet com água que caibam na caixa, aconselho as de tamanho pequeno.
Nesse caso ao descongelar as garrafinhas irão se molhar, por isso coloque um guardanapo de pano em volta delas e saquinhos plásticos antes de colocar na caixa, para evitar que a umidade passe para o chocolate.
▪️ Caixas de Isopor
Essas caixas tem um custo menor e ajudam a manter a temperatura, o único ponto negativo é que são difíceis de higienizar, por isso aconselho comprar novas somente para esse uso.
Uma dica é forrar com papel alumínio, assim fica mais fácil manter a higiene da caixa.
Essas dicas são baseadas na minha experiência e de acordo com o clima da minha região.
Utilizei esse método por muito tempo antes de ter a minha climatizada e foi muito útil nas minhas produções, atendendo as minhas necessidades.
Sei que o Brasil é grande e com clima diverso e infelizmente há lugares que essa dica pode não ser suficiente.
Minha intenção não é ditar regras e dizer o que você pode ou não fazer e sim tentar de alguma forma te ajudar na sua missão de trabalhar com o chocolate.
Sou confeiteira, amo estudar sobre confeitaria e também gastronomia. Além dos cursos que já realizei, muito do que sei vem dos livros, posso passar horas lendo e os livros ficam sempre espalhados pela casa.
Resolvi criar o blog para compartilhar o que sei, o que apreendo e o que ainda vou apreender nas minhas leituras, aulas e experiências na cozinha.
Por aqui compartilho meus conhecimentos e receitas do mundo da confeitaria e como não se pode viver só de doces, ocasionalmente receitas para o dia a dia, que possam te inspirar a manter o equilíbrio.
Cheesecake Sensação uma combinação de Morango com Chocolate em formato de coração para fazer e comemorar o Dia dos Namorados.
Bolo de Laranja com Glacê de Laranja, um bolo naturalmente úmido, fofinho e muito saboroso para acompanhar o seu cafézinho!
Brigadeiro de Morango sem saborizante ou pasta artificial é feita com a fruta in natura. Veja como se faz!
Cesta Artesanal feita com receitas simples, práticas e deliciosas para preparar e presentear em qualquer ocasião!
Biscoitos Amanteigados Rosetas, recheado com ganache de chocolate branco e geléia de frutas Vermelhas, uma sugestão para o Dia das Mães!
Brownie de Cacau em Pó com Pasta de Amendoim uma receita rapidinha de se fazer para qualquer momento ou ocasião!