Aqui já tivemos post sobre história do chocolate, seu cultivo e fabricação, te expliquei as diferenças dos tipos de chocolate que encontramos no mercado e também te falei do porque temos que fazer tempera nos chocolates, com todo esse conteúdo chegou a hora de explicar alguns métodos de como fazer temperagem do chocolate.
Seja qual for o método que escolher temos que derreter o chocolate e isso pode ser feito em banho-maria ou microondas.
O chocolate não precisa de muito calor para derreter e não deve ter nenhum contato com água, por isso ao derreter em banho-maria temos que tomar alguns cuidados. Segue o passo a passo:
O derretimento no microondas torna esse processo mais rápido e seguro. O cuidado aqui e parar o tempo periodicamente e mexer o chocolate para evitar que se queime.
Chocolate derretido é hora da temperagem e cada tipo de chocolate tem uma temperatura ideal de trabalho, são elas:
Como podem observar na tabela temos dois tipos de temperatura após o derretimento e isso acontece porque nas temperaturas de esfriamento se garante a total fusão dos cristais da manteiga de cacau e depois reaquecemos um pouco para ter um chocolate mais fluído para se trabalhar.
No caso da temperagem feita artesanalmente pulamos a temperatura de esfriamentos e vamos direto para temperatura de trabalho, que inclusive são as indicadas nas instruções da embalagem e que já nos traz um bom resultado.
Nesse método o choque térmico é feito com adição de chocolate finamente picado no chocolate derretido.
O choque térmico é feito com o auxílio de água fria. Esse método é bem prático para quem não tem ambiente climatizado, pois a temperatura da água torna o processo mais eficiente.
Nesse método a temperagem é feita com o auxílio de uma bancada / pedra de mármore ou granito. É importante que a superfície seja bem limpa e livre de arranhaduras ou manchas que possam ter algum acúmulo de resíduo.
Essa é a técnica que mais utilizo, porém muitas pessoas sentem dificuldade ao realizar no começo. É comum, até que se pegue prática, que voe chocolate para todo lado ou sinta veja dificuldade de voltar o chocolate para o bowl, mas com tempo é possível que sinta-se mais confortável e veja que é o mais prático, principalmente quando se tem que trabalhar com grandes quantidades.
Conforme for trabalhando com o chocolate sua temperatura para trabalho vai se perdendo, segue algumas dicas para te auxiliar nessa etapa:
Já fiz um post onde falei das diversas formas que você pode encontrar no mercado e você também pode criar chocolates, como pastilhas, quadradinhos sem nenhum forma. Seja qual for sua criação após modelar seu chocolate siga alguns cuidados:
Agora que você sabe tudo sobre chocolate é só colocar a mão na massa e surpreender a todos com suas técnicas.
Acredite sei que no começo pareça muito difícil e que as vezes até parece impossível, eu já passei por muitas tentativas e erros, por isso é com propriedade que te digo NÃO DESISTA, treinar é a palavra chave e tenho certeza que conseguirá realizar um ótimo trabalho e isso te trará um grande orgulho e satisfação.
Chocolate tem suas particularidades, é sensível demais a temperaturas e umidades, mas não tem como negar que nada se compara a um bom chocolate para melhorar qualquer dia, não é sem razão que é tão consumido e amado no mundo todo.
Sou confeiteira, amo estudar sobre confeitaria e também gastronomia. Além dos cursos que já realizei, muito do que sei vem dos livros, posso passar horas lendo e os livros ficam sempre espalhados pela casa.
Resolvi criar o blog para compartilhar o que sei, o que apreendo e o que ainda vou apreender nas minhas leituras, aulas e experiências na cozinha.
Por aqui compartilho meus conhecimentos e receitas do mundo da confeitaria e como não se pode viver só de doces, ocasionalmente receitas para o dia a dia, que possam te inspirar a manter o equilíbrio.
Cheesecake Sensação uma combinação de Morango com Chocolate em formato de coração para fazer e comemorar o Dia dos Namorados.
Bolo de Laranja com Glacê de Laranja, um bolo naturalmente úmido, fofinho e muito saboroso para acompanhar o seu cafézinho!
Brigadeiro de Morango sem saborizante ou pasta artificial é feita com a fruta in natura. Veja como se faz!
Cesta Artesanal feita com receitas simples, práticas e deliciosas para preparar e presentear em qualquer ocasião!
Biscoitos Amanteigados Rosetas, recheado com ganache de chocolate branco e geléia de frutas Vermelhas, uma sugestão para o Dia das Mães!
Brownie de Cacau em Pó com Pasta de Amendoim uma receita rapidinha de se fazer para qualquer momento ou ocasião!