Se você estiver com vontade de assar um bolo com certeza a receita pedirá fermento em pó ou bicarbonato de sódio ou até mesmo os dois.
Você sabe a diferença desses dois elementos que tem o mesmo propósito?
Os dois ingredientes são agentes fermentadores usados para que seus produtos assados crescam e fiquem leves, fofinhos e úmidos, mas embora o fermento em pó e o bicarbonato de sódio sejam semelhantes, eles definitivamente não são iguais.
Vamos entender por que e quando devemos utilizar cada uma.
Bicarbonato de sódio é uma substância química simples, ou seja, só tem um ingrediente o próprio bicarbonato de sódio puro.
Quando o bicarbonato de sódio é ativado, ele libera bolhas de dióxido de carbono, que são os responsáveis por ajudar seus produtos assados a crescerem, se tornarem leves e fofos.
Para que o bicarbonato de sódio seja ativado, é preciso que sua receita tenha algum ingrediente ácido como iogurte, vinagre, açúcar mascavo, suco de frutas cítricas, cacau em pó etc.
Se a sua receita não tem nenhum ingrediente ácido o bicarbonato não terá eficácia e a aí que vem o fermento em pó.
O fermento em pó é a combinação de bicarbonato de sódio e um ou mais sais ácidos, geralmente fosfato monocálcico, sulfato de alumínio e sódio.
Esses dois ingredientes adicionais trabalham para estender o processo de fermentação. Assim sua receita não precisa ter um ingrediente ácido para que a reação química aconteça.
Receitas que usam somente bicarbonato de sódio, devem ir imediatamente ao forno, pois começa a reagir logo que entra em contato com ingrediente ácido da receita.
Já o fermento em pó tem a vantagem da sua composição obter dois ácidos que começam a reagir em tempos diferentes.
Quando adicionamos o fermento na receita, o fosfato monocálcico reage com o bicarbonato de sódio assim que entra em contato com massa líquida.
Já o segundo ácido, o sulfato de alumínio e/ou sódio reagem com ao bicarbonato de sódio quando está úmido e quente, ou seja, quando sua receita vai para o forno.
Esse processo facilita nossas vidas, pois significa que você pode atrasar o cozimento da sua receita em até 20 minutos sem afetar seu poder de fermentação, o que é ótimo quando temos mais massas para assar que a capacidade do forno.
Nesse caso a maior parte da receita será levedada/fermentada pelo fermento em pó, porém por provavelmente conter algum ingrediente ácido, usamos um pouco mais de bicarbonato de sódio para neutralizar a acidez.
Um exemplo são receitas de bolos de chocolate, o cacau alcalino é um ingrediente ácido, então digamos que para dar uma “forcinha” ao fermento em pó acrescentamos o bicarbonato de sódio.
O bicarbonato de sódio tem um alta durabilidade, se armazenado corretamente em local limpo, seco.
Não esqueça de fechar bem porque ele absorve com facilidade gostos e cheiros, por isso é um bom recurso para colocar em um saquinho na geladeira aberto para retirar odores indesejáveis.
Já o fermento em pó não tem a mesma durabilidade, já que aos poucos seus compostos químicos reagem entre si.
Siga a validade da embalagem e caso tenha dúvidas se o fermento perdeu a sua força, faça um teste colocando um pouco de fermento em água morna, que se borbulhar é porque ainda está bom para uso.
Espero que agora consiga entender a razão do tipo de fermento colocado na sua próxima receita.
Sou confeiteira, amo estudar sobre confeitaria e também gastronomia. Além dos cursos que já realizei, muito do que sei vem dos livros, posso passar horas lendo e os livros ficam sempre espalhados pela casa.
Resolvi criar o blog para compartilhar o que sei, o que apreendo e o que ainda vou apreender nas minhas leituras, aulas e experiências na cozinha.
Por aqui compartilho meus conhecimentos e receitas do mundo da confeitaria e como não se pode viver só de doces, ocasionalmente receitas para o dia a dia, que possam te inspirar a manter o equilíbrio.
Cheesecake Sensação uma combinação de Morango com Chocolate em formato de coração para fazer e comemorar o Dia dos Namorados.
Bolo de Laranja com Glacê de Laranja, um bolo naturalmente úmido, fofinho e muito saboroso para acompanhar o seu cafézinho!
Brigadeiro de Morango sem saborizante ou pasta artificial é feita com a fruta in natura. Veja como se faz!
Cesta Artesanal feita com receitas simples, práticas e deliciosas para preparar e presentear em qualquer ocasião!
Biscoitos Amanteigados Rosetas, recheado com ganache de chocolate branco e geléia de frutas Vermelhas, uma sugestão para o Dia das Mães!
Brownie de Cacau em Pó com Pasta de Amendoim uma receita rapidinha de se fazer para qualquer momento ou ocasião!