Utilizando o açaí em pó vou te ensinar a fazer um delicioso Pão de Açaí, vegano e semi integral, super macio e nutritivo. Perfeito para um bom café da manhã ou para preparar lanches para o jantar.
Açaí está com tudo e virou mania nacional. Considerada uma fonte de energia sendo muito consumida em polpa gelada acompanhado de fruta, granola, leite condensado e muitos outros complementos.
Uma fruta brasileira que traz diversos benefícios para a saúde que podem ser muito melhor aproveitado no nosso dia a dia ao ser consumido de outras formas além do tradicional bowl refrescante.
Nos comércios cerealistas e mercados com sessões especializadas em produtos naturais você pode encontrar o açaí em pó que é obtida por meio da trituração do caroço seco da fruta e esse ingrediente pode ser bem aproveitado na confeitaria e panificação sendo ingrediente para pães, bolos, biscoitos e até doces aumentando o valor nutricional desses produtos.
O açaí além da sua propriedade energética, possui em sua composição fibras, proteínas, gorduras boas, potássio, vitaminas B1, B2, antioxidantes e anti-inflamatórios que auxiliam no combate dos radicais livres e prevenção de diversas patologias.
Para retirar o melhor benefício da fruta escolha o Açaí em pó 100% natural, leia o rótulo para ter certeza que não há nenhum outro ingrediente, alguns comercializam com outros ingredientes misturados que fazem perder a qualidade.
Esse pão é vegano já que não contém nenhum ingrediente animal, mas se você não tiver essa restrição voce pode fazer algumas substituições como o oleo de coco por manteiga e o leite de coco em pó por leite em pó de origem animal. Claro que te aconselho a experimentar com os ingredientes que te passei, mas sei que a exemplo do leite de coco em pó tem um preço infelizmente ainda um pouco alto, entao você pode melhorar o custos com essas substitução.
Acrescentei no pão sementes de chia e linhaça, aveia e cevada em flocos, mas esses ingredientes podem ser variados de acordo com seu gosto e com o que te ver na dispensa, como sementes de girassol ou de abobora, acrescentar diversos tipos de castanha e até frutas secas, mantendo as proporções não irá interferir na estrutura da massa.
Pães caseiros não tem conservantes, por isso ressecam com o passar dos dias e dependendo do clima, se não forem consumidos em no máximo 5 dias podem mofar.
Caso demore para consumir pode congelar:
Para consumir retire do freezer e aqueça no microondas, forno ou torradeira.
Esse pão fica delicioso acompanhado da geleia de frutas vermelhas que fiz esses dias, para ver a receita clique AQUI.
Você pode também montar lanchinhos com patês e frios.
Se você já trabalha vendendo bolos e pães caseiros ou está em busca de um de uma renda extra, pense em fazer e vender o pão de açaí.
Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e com isso são mais seletivos na escolha de produtos com melhor procedência e menos industrialização. Se você busca um nicho da confeitaria para se dedicar e tem essa ideia de produtos para o dia a dia aposte nessa receita que vai surpreender seus clientes.
Nunca embale o pão quente, espere esfriar completamente, pois o excessode umidade causado pelo vapor quente pode mofar o pão.
Os sacos de selofane são ótimas opções para embalagem de pães artesanais e tem um custo muito baixo.
Eu gosto de usar fechos aramados para fechar o saquinho, mas para um efeito mais bonito coloco por cima uma fita de cetim, valorizando mais o produto.
Etiquetas valorizam o produto deixando mais bonito e transmitindo um ar mais profissional e para te ajudar nisso produzi uma etiqueta que você pode imprimir e usar.
Algumas dicas para imprimir tanto em casa como em gráfica:
Seja para comercializar ou consumir tenho certeza que esse pão vai te surpreender. Faça e aproveite os benefícios e prazeres de um pão feito em casa e com ingredientes que auxiliam sua saúde.
1.100
kg40
minutos25-30
minutos1h30
minutosPão de açaí semi integral e vegano
250 gr de farinha de trigo + um pouco se necessário
250 gr de farinha de trigo integral
50 gr de açaí em pó
50 gr de óleo de coco
10 gr de fermento biológico em pó (ou 30 gr de fermento biológico fresco)
300 ml de água
50 gr de leite de coco em pó
5 gr de sal
25 gr de açúcar mascavo
25 gr de melaço de cana
25 gr de aveia em flocos
25 gr de cevada em flocos
20 gr de semente de chia
20 gr de semente de linhaça
Água, chia, semente de linhaça, aveia em flocos e cevada em flocos quanto necessário.
Sou confeiteira, amo estudar sobre confeitaria e também gastronomia. Além dos cursos que já realizei, muito do que sei vem dos livros, posso passar horas lendo e os livros ficam sempre espalhados pela casa.
Resolvi criar o blog para compartilhar o que sei, o que apreendo e o que ainda vou apreender nas minhas leituras, aulas e experiências na cozinha.
Por aqui compartilho meus conhecimentos e receitas do mundo da confeitaria e como não se pode viver só de doces, ocasionalmente receitas para o dia a dia, que possam te inspirar a manter o equilíbrio.
Cheesecake Sensação uma combinação de Morango com Chocolate em formato de coração para fazer e comemorar o Dia dos Namorados.
Bolo de Laranja com Glacê de Laranja, um bolo naturalmente úmido, fofinho e muito saboroso para acompanhar o seu cafézinho!
Brigadeiro de Morango sem saborizante ou pasta artificial é feita com a fruta in natura. Veja como se faz!
Cesta Artesanal feita com receitas simples, práticas e deliciosas para preparar e presentear em qualquer ocasião!
Biscoitos Amanteigados Rosetas, recheado com ganache de chocolate branco e geléia de frutas Vermelhas, uma sugestão para o Dia das Mães!
Brownie de Cacau em Pó com Pasta de Amendoim uma receita rapidinha de se fazer para qualquer momento ou ocasião!