imagem geleia de frutas vermelhas
Café manha/tarde,  Geleias e Compotas,  Receitas

Geleia de Frutas Vermelhas

Geleias acompanham muito bem cafés da manha ou da tarde, com pães, bolachas , torradas, waffle e ficam ótimas para rechear bolos ou rocamboles. No post de hoje vou ensinar como fazer geleia de frutas vermelhas.

Semana que vem vai ter um post de um bolo com recheio de geleia de frutas vermelhas e mesmo que se encontre boas geleias prontas e de ótima qualidade nos supermercados, eu acho que fazer em casa tem ótimo custo benefício, então vou te explicar como eu faço.

Frutas Vermelhas

Eu encontrei no mercado um pote com 450 gr com as frutas vermelhas já misturadas e congeladas, sendo morango, amoras, mirtilo e framboesa, como não encontrei grande variedade de frutas frescas e as que achei não estavam compensando no preço comprei as congeladas mesmo.

As frutas vermelhas são bem sensíveis e tem uma durabilidade bem curta, por isso quando as frutas frescas tem um alto preço. Se forem compradas para fazer geleias não diminuem em nada a qualidade sendo congeladas.

A vantagem de comprar frescas ou frutas congeladas separadas é poder dosar a quantidade das frutas de acordo com seu gosto.

Higienização das frutas

As frutas congeladas já estão prontas para uso, mas se optar por comprar frutas in-natura vai precisar fazer uma boa higienização com água clorada:

‣ Leve bem as frutas em água corrente.

‣ Em uma bacia com 1 litro de água acrescente 10 ml (1 colher de sopa rasa) de água sanitária.

‣ Acrescente as frutas deixe de molho por 10 a 15 minutos, de acordo com a orientação no rótulo da água sanitária.

Observação: sempre verifique o rótulo se o produto é indicado para higienização de alimentos.

‣ Após os minutos necessários enxágüe bem e deixe secar sobre uma peneira ou papel toalha.

Congelando frutas vermelhas

A safra das frutas vermelhas são entre novembro e fevereiro, nessa época se encontram mais facilmente, com melhor qualidade e melhor preço. 

É o momento de fazer estocar as frutinhas para futuras produções de geleias, bolos, tortas. É só higienizar e secar bem e depois colocar em saquinhos ou potes para congelamento. 

Na hora de usar é do freezer para o fogo, receitas, vitaminas. Infelizmente para consumir pura já se perde a qualidade, mas tem quem goste de comer congeladas mesmo em cima de um bowl de creme de frutas.

Higienizando potes para armazenamento geleia

Comercializar geléias pode ser um bom negócio, mas para que tenham uma boa qualidade e tempo de durabilidade, todo cuidado para evitar contaminações são importantes.

Guarde as geleias sempre em potes de vidros e com tampas de metal. Você pode reutilizar potes adquiridos de molhos e conservas, observe se não há rachaduras e lave-os muito bem.

Esterilização de vidros

Seja potes novos ou reutilizáveis você deve fazer esterilização que é o processo que levamos os vidros a uma alta temperatura para matar os microorganismos que possam trazer deterioração da geléia.

Para fazer a esterilização é muito simples:

1. Lave bem os vidros e as tampas.
2. Leve ao fogo uma panela com água, suficiente para cobrir os potes de vidros.
3. Assim que ferver coloque os vidros dentro da água fervente e deixe por 10 minutos.
4. Depois de 5 minutos acrescente as tampas.
5. Após o total de 10 minutos retire com cuidado os vidros e as tampas e coloque sobre um guardanapo limpo com a boca para baixo. 

Importante

Faça a esterilização do vidros quando iniciar o preparo da geléia, o objetivo desse processo é minimizar qualquer contaminação dos vidros, por isso fazer a esterilização e deixar guardado para quando for utilizar não é eficiente.

Dica para retirar rótulos de vidros

Eu adoro reutilizar vidros, qualquer vidro que encontre bonito e claro com um bom produto eu logo levo pra casa, mas o mais irritante é retirar os rótulos, a forma mais simples que encontrei e que funciona foi deixar o vidro de molho em água morna com detergente por 1 dia, assim ele sai muito fácil. 

Algumas colas são muito fortes e mesmo depois de tirar o rótulo ficam grudadas no vidro, uma dica para isso é passar óleo de cozinha que pode ajudar a retirar. 

Envasando as geleias

Segue algumas dicas importantes na hora de envasar sua geleia: 

‣ Envase as geleias ainda quentes e nos vidros recém esterilizados.
‣ Preencha o vidro com a geleia até um centímetro da borda.
‣ Utilize um funil para ajudar no envase. Geleias com frutas em pedaços precisam de um funil com boca larga.
‣ Limpe a borda do vidro para que não fique resíduos entre a rosca e a tampa.
‣ Feche o vidro com a tampa de metal logo após o envase.
‣ Vire o pote cheio e bem fechado de cabeça para baixo e deixe assim  por uns 5 minutinhos, assim é feito o fechamento a vácuo artesanalmente.

Durabilidade e conservação

imagem geleia de frutas vermelhas

Geleias tem alto teor de açúcar que é um conservante natural, por isso e por fazer o fechamento a vácuo duram até 3 meses em temperatura ambiente e na geladeira por 6 meses.

Depois de abrir consuma em 1 mês, mantendo na geladeira. 

Faça uma vez na vida uma geleia em casa é maravilhoso sentir o cheiro da geleia apurando no fogo, ver seu brilho e sentir sua textura e saber que foi feito por você.

Monte uma mesa com pães, biscoitos e café para um lanche da tarde tenho certeza que será um momento de alegria para uma tarde qualquer.

Receita Ilustrada – Geleia de Frutas Vermelhas

Se gosta de colecionar cards de receita assim como eu, abaixo a receita de geleia de frutas vermelhas ilustrada, para imprimir e guardar na gaveta da cozinha e ter sempre a mão.

receita ilustrada geleia de frutas vermelhas

Geleia de Frutas Vermelhas

Rendimento

650

gr
Preparo

45

minutos
Fogão

30

minutos
Validade

20

dias

Geleia de frutas vermelhas caseira

Ingredientes

  • 450 gr de frutas vermelhas (morango, mirtilo, amora e framboesa)

  • 350 gr de açúcar refinado

  • Suco de 01 limão

Instruções de Preparo

  • Deixe um prato no freezer
  • Em uma panela leve as frutas vermelhas e o açúcar em fogo baixo.
  • Mexa constantemente até derreter o açúcar.
  • Adicione o suco de limão.
  • Mexa ocasionalmente por aproximadamente 30 minutos a 40 minutos.
  • Envase ainda quente.

Vídeo da Receita

Observações

  • Se o vidro se manter fechado a validade é de 2 meses.