Torta doce de milho verde, imagine um recheio de creme suave de milho verde e uma massa de torta com um toque de canela, essa é a receita do post de hoje, mais uma da sequência de receitas com esse ingrediente tão versátil e que está presente em receitas tanto doces como salgadas.
No meu post anterior fiz um brigadeiro de milho verde, que se não viu pode ver clicando AQUI
Eu sempre tento equilibrar as receitas para que não fiquem tão doces, mas na receita do brigadeiro de milho verde não teve muito jeito, já que o leite condensado traz todo doce da receita, então para compensar nessa torta priorizei um sabor mais suave optando por usar a técnica do tradicional creme de confeiteiro, adicionando o sabor de milho verde para o recheio.
Massas de torta não contêm muitos ingredientes, mas requerem alguns cuidados na hora de preparar:
Ao adicionar a farinha de trigo misture o mais breve possível, sem mexer muito, para evitar que o glúten se desenvolva e deixe a massa pesada e dura.
Devemos deixar a massa descansar em geladeira em dois períodos.
Assim que se faz a massa deixar por uma hora na geladeira facilita quando for abrir, já que a massa contém manteiga, restaurar sua estrutura evita que fique grudando na superfície em que será aberta.
Depois de passar para forma, volte para geladeira por mais uma hora, assim novamente restaura-se a estrutura da massa, ajudando a evitar que a massa encolha no forno.
Abrir a massa entre dois plásticos de alimentos abertos facilita muito. Você pode utilizar também tapetes antiaderentes.
Fazer dessa forma é bem mais eficiente que abrir sobre bancada enfarinhada, pois evita que mais farinha de trigo seja acrescentada a receita, o que poderia deixar a massa mais pesada.
Para evitar que a massa da torta estufe quando estiver assando no forno, fure sua base com o garfo e coloque sobre ela papel manteiga e por cima feijões crus, para formar um peso sobre a torta, assim ficará mais reta.
Um pouco antes da torta terminar de assar, aproximadamente 5 minutos antes, retire o papel manteiga com os feijões e vote para o forno para completar a cocção.
Guarde os feijões em pote na geladeira para preparar outras tortas.
Massas de torta assam rápido, assim que começarem a dourar retire do forno. Não deixe dourar completamente, pois ficará com textura muito dura.
Usando um toque especial do créme brûlée, fiz a caramelização do açúcar com maçarico no topo da torta, para dar mais sabor e textura.
Faça isso na hora de servir, pois horas depois com a própria umidade da torta o brûlée se desfaz.
Quer experimentar o creme, mas não está a fim de fazer a massa de torta?
Que tal transformar a torta em pavê de milho verde, que é muito simples, em um refratário intercale camadas de creme de milho verde com bolacha champagne umedecida em leite com um pouco de canela em pó.
Você pode usar milho verde in natura, congelado ou até mesmo o de lata.
Se for escolher o de lata, que foi o que eu fiz, procure as versões sem sal e descarte a água da conserva.
O congelado e o In natura de uma leve cozida no fogo com água.
Nessa receita vou coar o milho e não vou usar o bagaço, mas você pode reservar para fazer um bolo com ele. Vai ter receita aqui então aguarde.
Espero que goste dessa torta, o creme é suave e não muito doce e massa da torta com o toque de canela faz toda diferença.
8
porções1h 30
minutos1h 30
minutos5
dias refrigeradoTorta doce de milho verde, recheio creme de milho verde, massa da torta com sabor de canela e um toque do efeuto brûlée no topo.
500 ml de leite
200 gr de milho verde
100 gr de açúcar
4 gemas
30 gr de amido de milho
1 canela em pau
100 gr de manteiga sem sal em temperatura ambiente
90 gr de açúcar
1 ovo
200 gr de farinha de trigo
5 gr de canela
20 gr de açúcar demerara ou cristal
Sou confeiteira, amo estudar sobre confeitaria e também gastronomia. Além dos cursos que já realizei, muito do que sei vem dos livros, posso passar horas lendo e os livros ficam sempre espalhados pela casa.
Resolvi criar o blog para compartilhar o que sei, o que apreendo e o que ainda vou apreender nas minhas leituras, aulas e experiências na cozinha.
Por aqui compartilho meus conhecimentos e receitas do mundo da confeitaria e como não se pode viver só de doces, ocasionalmente receitas para o dia a dia, que possam te inspirar a manter o equilíbrio.
Cheesecake Sensação uma combinação de Morango com Chocolate em formato de coração para fazer e comemorar o Dia dos Namorados.
Bolo de Laranja com Glacê de Laranja, um bolo naturalmente úmido, fofinho e muito saboroso para acompanhar o seu cafézinho!
Brigadeiro de Morango sem saborizante ou pasta artificial é feita com a fruta in natura. Veja como se faz!
Cesta Artesanal feita com receitas simples, práticas e deliciosas para preparar e presentear em qualquer ocasião!
Biscoitos Amanteigados Rosetas, recheado com ganache de chocolate branco e geléia de frutas Vermelhas, uma sugestão para o Dia das Mães!
Brownie de Cacau em Pó com Pasta de Amendoim uma receita rapidinha de se fazer para qualquer momento ou ocasião!