Bolo no pote é um faça e venda de sucesso e foi umas das primeiras coisas que fiz para começar a vender e o recheio de leite Ninho® era o mais pedido.
Esse é um jeito fácil de vender bolo para consumo individual, afinal as vezes dá aquela vontade de comer um bolo recheado, mas o menor bolo de um cardápio seria muita coisa para se consumir sozinho, assim eles são queridinho e ainda é possível fazer um bolo super molhadinho que é o que todo mundo gosta.
Como eu disse bolo no pote foi uma das primeiras coisas que me arrisquei a vender, há uns bons anos atrás.
Eu trabalhava em regime de CLT, para quem não sabe, minha graduação é em contabilidade, mas eu trabalhava na área fiscal da empresa.
E por lá vendia os bolos no pote para o pessoal que tinha contato, na época chamava de cupcake de colher. Não lembro do porque chamava assim (risos) e eu vendia por encomenda, então chegava do trabalho e ia para cozinha produzir os bolinhos.
Quantas pessoas como eu começam assim, em dupla jornada não é mesmo? É cansativo, mas fazer o que se gosta é a motivação que nos move.
Quando sai do meu emprego para me dedicar 100% a confeitaria fui participar de uma feira de doces e o bolo no pote junto com os brownies eram meus carros chefes de venda.
Desde lá então acumulei erros e acertos e quero com isso passar algumas dicas para vocês
Tem quem prefira fazer pão de ló para os bolos no pote. Que são ótimas opções por geralmente ter um menor custo, algo que sempre levamos em consideração na hora de vender.
Eu particularmente, prefiro tanto para bolo no pote como para bolos estruturados a massa amanteigada, acho que tem um sabor mais rico e por si só já é mais úmida.
Claro que o pão de ló tem seu valor e utilizo em muitos casos, mas sugiro que teste a receita que trago hoje, experimente e tire suas próprias conclusões.
👩🍳 Dica de confeiteira
Para reduzir o custo nesse caso opto por utilizar margarina culinária que contém 80% de lipídeos e em questão de textura se mantem igual caso se utilizasse a manteiga.
Eu não vejo vantagem em fazer bolo no pote utilizando cortadores.
Para quem está começando e não sabe nessa técnica se assa o bolo em forma retangular e depois corta-se a massa utilizando cortadores do tamanho do pote que irá montar o bolo.
Com isso você acaba tendo sobras de bolo que você deve ir encaixando no pote ou esfarela essas sobras.
Eu considero essa montagem mais trabalhosa por isso prefiro esfarelar. Veja como eu faço.
1. Unto a forma somente com margarina no fundo, para que não grude tanto, mas não vou desenformar então não me prendo a esse cuidado. 2. Coloco a massa e asso normalmente. 3. Assim que sai do forno deixo o bolo esfriar. 4. Ainda na forma com um garfo esfarelo todo ele. 5. Se for utilizar todo, pode molhar esse bolo com a calda ainda na forma.
Viu como é prático? Não precisa ficar cortando pedacinhos e nem se preocupar que seu bolo se desenforme.
E a outra vantagem é que você consegue umedecer seu bolo muito mais facilmente, deixando-o bem molhadinho.
Esse método para mim sempre foi muito prático e nunca fiz de outra forma.
Eu tenho um post anterior a esse onde te ensino vários tipos de caldas para regar seus bolos e você pode utilizar nos bolo no pote
📝Aprenda a fazer várias receitas de calda de bolo clicando aqui 👉 6 Receitas de Caldas para Bolo
A calda neutra é sem dúvida a de mais baixo custo e vai bem com qualquer recheio. É a que eu costumava utilizar.
Geralmente os recheios dos bolos no pote são mais molinhos. No caso de recheios que vão ao fogo isso facilita e economiza tempo no fogão.
Cuidado para também não deixar tão mole que bolo e recheio fiquem parecendo uma coisa só. Acho legal você conseguir identificar as camadas.
Eu particularmente gosto de deixar os recheios bem firmes, para que desse ponto de bico.
Sempre gostei de utilizar para aplicar os recheios sacos de confeitar com algum bicos de confeitar grande, geralmente algum de pitanga.
O bico 1M era praticamente minha marca, com ele fazia uma decoração de roseta que deixava bem mais atrativo. Os clientes comiam primeiro com os olhos.
As vezes quando fazemos doces de faça e venda não damos atenção na decoração, mas isso pode sim chamar a atenção dos clientes principalmente na divulgação.
Um dos meus bolos era o de brigadeiro belga e então sempre colocava um mini brigadeiro em cima no centro. Quem não gosta de brigadeirinho a mais?
📝 Quer saber como é o recheio de brigadeiro belga? Já tem um post aqui com a receita é o mesmo desse bolo aqui 👉 Bolo de Chocolate com Brigadeiro Belga
Eu vendia muito bem esse bolo no pote com recheio de leite ninho®, ele e cremoso e leve e fica maravilhoso com a massa de chocolate.
O bom é que ele não vai ao fogo, é só bater tudo e está pronto.
Você pode montar seus bolinhos assim que terminar o recheio, porém estará com consistência bem mole e depois de montado fica mais firme.
Como falei anteriormente gosto de fazer uma decoração em bico de confeitar, por isso deixei descansar por no mínimo 4 horas na geladeira antes da montagem e assim fica em ponto de bico.
Ninho® é um leite em pó da marca Nestlé® e deu nome a várias receitas usadas na confeitaria.
Por um comprometimento ao cliente sempre tive a política de que se eu colocar o nome de Ninho®, em qualquer receita vou usar o ingrediente da marca.
Se utilizar de outra marca chamo de leite em pó.
Sei que o nome Ninho® tem uma presença de nome e a venda fica mais fácil, porém seu preço as vezes não ajuda, mas foi assim que decidi trabalhar, não quer dizer que estou 100% certa, só quis mesmo colocar o meu ponto de vista.
👩🍳 Dica de confeiteira
Esse recheio também pode ser utilizado para bolos estruturados.
Hoje em dia temos uma grande oferta de embalagens para escolher qual usar.
De diversos tipos de material, variedade de tamanho e assim podemos escolher qual melhor se adapta ao nosso negócio.
Potes de vidro agregam muito valor aos doces do pote e geralmente você já consegue ter um lucro maior com eles, acho ótimas se você tem clientes para esse tipo de embalagem.
Eu amo comprar doces com potes de vidro, pois depois utilizo para outras coisas, e seus clientes também podem gostar e isso traz um qualidade sustável ao seu produto.
Lembre-se que tem um maior custo e as vezes se está começando talvez não seja um bom investimento inicial.
Eu gostava de usa-las como edições especiais, páscoa, natal, dia das mães, dos pais, assim ficavam uma opção de lembrancinha para oferecer aos clientes.
Potes acrílicos são o tipo que eu escolhia para utilizar, eu tenho a impressão que ficam mais bonitos neles, o doce fica mais aparente.
Porém eles têm duas desvantagem:
◾ São mais frágeis
Essas embalagens quebram com facilidade um pouco mais de força que você coloque na hora de montar o bolo ela já pode rachar.
◾ Não fecham muito bem.
Eu tinha um problema enorme para transportar os bolos nos potes para a feira que eu participava, eu tive que colocar fita para manter tudo fechado do caminho até o destino.
Se você não for o responsável pela entrega e essa parte for terceirizada, como por exemplo entregas por motoboy, pode ser que não seja uma boa opção de embalagem para você.
Se você faz vendas por delivery esse tipo de embalagem é ideal, custo baixo, resistentes e fecham bem.
Colocar um rendimento para o bolo no pote fica bem difícil, pois depende da embalagem que você escolher, inclusive por isso você não vai ter esse dado no card de receitas ao final do post.
Por isso aconselho a fazer o rendimento do seu produto.
1. Escolha o pote que você utilizara para o seu produto. 2. Faça o bolo, pese e anote 3. Faça o recheio, pese e anote 4. Monte um bolo de modelo pesando cada etapa, bolo, recheio, decoração (se tiver) e anote tudo. 5. Depois dívida esses valores pelos valores da massa e do recheio antes da montagem para ter o rendimento de cada receita.
Ter o rendimento dos seus produtos, te ajudam a manter um padrão e também fazer seus custos e definir seu produto.
Pensar em uma linha de produção para a montagem dos bolos no pote traz muito mais agilidade. Veja como fazer:
1. Disponha os potes que vai usar para a montagem em uma bancada ou mesa. 2. Coloque o recheio em sacos de confeitar e deixe o que não couber por perto para reposição. 3. Coloque o bolo esfarelado e já úmido em um pote próximo a você. 4. Se houver complementos ou decorações deixe também por perto, já prontos para uso. 5. Coloque em todos os potinhos a primeira camada de bolo. 6. Em seguida aplique em todos os potinhos uma camada de recheio. 7. Depois mais uma cama de bolo em todos os potinhos 8. E por fim finalizando a última camada da cobertura. 9. Feche todos os potinhos e leve para a geladeira.
A validade do seu bolo no pote, vai depender da combinação de ingredientes que você vai utilizar para a montagem do seu produto.
Alguns dados importantes para definir a validade:
◾ A massa desse bolo dura 10 dias na geladeira e até 3 meses congelados. ◾ O recheio tem validade também de 10 dias. ◾ Depois do bolo montado como temos o adicional da calda, a validade cai para 7 dias, pois lembrado que quanto mais umidade tiver seu doce mais rápido ele estraga. ◾ Se você incluir morangos nesse bolo no pote a validade é de 1 dia, já que o morango estraga muito rápido.
Outro exemplo são cremes de confeiteiro que não tem grande durabilidade, chegam no máximo a 3 dias. Então se usar esse recheio é essa a validade que deverá considerar.
👩🍳 Dica de confeiteira
O que determina a validade de um produto, é a receita ou ingrediente que estraga mais rápido.
Por hoje são essas as dicas e agora vem a receita. Fique de olho aqui no site, pois vai ter receita de bolo no pote com bolo branco e com dicas de congelamento.
👩🍳 Quer saber quando vai ter novidade por aqui? Me siga no Instagram @priscila. Piardi, por lá tem sempre conteúdo extra e você pode me conhecer um pouco mais. Te vejo lá! 😘
1
hora7
dias25-30
minutosBolo no pote com bolo de chocolate e recheio de leite ninho.
175 gr de farinha de trigo
30 gr de cacau em pó
3 gr de fermento em pó
3 gr de bicarbonato de sódio
2 gr de sal
100 gr de margarina com 80% de lipídios sem sal em ponto pomada
200 gr de açúcar
02 ovos
150 ml de leite
300 gr de leite em pó
400 gr de creme de leite
400 gr de chocolate branco
20 gr de emulsificante para sorvete
150 ml de água
50 gr de açúcar
Potes para sobremesas individuais
Saco de confeiteiro
Bicos de confeitar (utilizei o pitanga 1M)
Sou confeiteira, amo estudar sobre confeitaria e também gastronomia. Além dos cursos que já realizei, muito do que sei vem dos livros, posso passar horas lendo e os livros ficam sempre espalhados pela casa.
Resolvi criar o blog para compartilhar o que sei, o que apreendo e o que ainda vou apreender nas minhas leituras, aulas e experiências na cozinha.
Por aqui compartilho meus conhecimentos e receitas do mundo da confeitaria e como não se pode viver só de doces, ocasionalmente receitas para o dia a dia, que possam te inspirar a manter o equilíbrio.
Cheesecake Sensação uma combinação de Morango com Chocolate em formato de coração para fazer e comemorar o Dia dos Namorados.
Bolo de Laranja com Glacê de Laranja, um bolo naturalmente úmido, fofinho e muito saboroso para acompanhar o seu cafézinho!
Brigadeiro de Morango sem saborizante ou pasta artificial é feita com a fruta in natura. Veja como se faz!
Cesta Artesanal feita com receitas simples, práticas e deliciosas para preparar e presentear em qualquer ocasião!
Biscoitos Amanteigados Rosetas, recheado com ganache de chocolate branco e geléia de frutas Vermelhas, uma sugestão para o Dia das Mães!
Brownie de Cacau em Pó com Pasta de Amendoim uma receita rapidinha de se fazer para qualquer momento ou ocasião!