Bolo no pote é a segunda receita que trago aqui agora com um recheio de mousse de brigadeiro branco com morangos.
Como sempre morangos sempre chamam atenção dos clientes, o toque azedinho com o doce, sempre faz sucesso.
Esse mousse é bem simples, faço uma base de brigadeiro branco e depois incorporo a chantilly vegetal batido.
Esse recheio é mais doce dos que eu costumo preparar, já que o chantilly vegetal que encontramos contém açúcar, por isso a combinação com o morango fica muito interessante para quebrar esse doce.
A vantagem é que ser um recheio com um bom rendimento e custo mais baixo, se comparado ao utilizar o com brigadeiro branco puro.
Morango é uma fruta que contém muito líquido e por isso são muito perecíveis.
Quando você faz doces com morangos frescos, principalmente se for vender saiba que a validade para consumo é de um dia.
Se você encontrar morangos bem frescos e não tão maduros, mas também que não estejam verdes até podem durar de um dia para o outro.
O problema é que encontrar morangos fresquinhos nem sempre é uma tarefa fácil e quando encontramos já estão bem maduros.
Com todo esse cuidado para ter um doce com o morango em um textura, sabor e aparecia de frescos segue aqui algumas dicas:
◾ Faça a higienização dos morangos como expliquei nesse post 👉 Como higienizar frutas, legumes e verduras ◾ Deixe os morangos secarem bem naturalmente. ◾ Se estiver sem tempo, seque bem com papel toalha. ◾ Retire os cabinhos e pique os morangos somente na hora de montar seus doces ◾ Se higienizou um dia antes, mantenha os morangos inteiros já limpos e secos em um pote forrado com papel toalha, na geladeira.
📌 Dica extra: No bolo no pote coloque o morango em contato com a massa do bolo, a umidade natural do morango vai deixar seu bolo ainda mais molhadinho
Eu utilizei um pote descartável com capacidade para 180 ml e toda a receita rendeu 11 potes com 140 gr cada
Lembrando que esse rendimento pode variar dependendo do tamanho e tipo pote que você escolher.
📌 Quer saber mais dicas sobre bolo no pote? Da uma olhada nesse post 👉 Bolo no pote de Chocolate com Recheio de Leite Ninho
Congelamento pode ser um grande aliado na confeitaria se usado com sabedoria.
Eu não sou a favor de sair vendendo doces completos congelados, retirados do freezer direto para o cliente. A não ser que vender doce congelado seja o seu negócio e o cliente tenha ciência disso.
Por outro lado, tenho plena consciência que a rotina de uma cozinha profissional seja de confeitaria ou qualquer outro ramo é muito corrida e árdua, principalmente se é uma empresa pequena e muitas vezes composta por uma pessoa só que é você.
Nesse caso temos que renunciar a algumas coisas para ter mais agilidade e tempo nas encomendas.
Sendo assim, quando fazia bolos no pote para vender eu adiantava as massas de bolo e congelava o que me trazia além de agilidade a possibilidade de ter mais tipo sabores de massa e diferenciar mais o cardápio.
◾ Duplique ou até quadriplique a receita dos seus bolos para fazer uma maior quantidade de uma vez. ◾ Eu uso a técnica de bolo esfarelado para bolos no pote e já congelo dessa forma. ◾ Se você faz ele cortado também já pode congelar assim e separar as fatias com filme plástico.
Faça os pacotes de massa de bolo pesando de acordo com a sua demanda de vendas, para descongelar somente o que for utilizar. Exemplos:
◾ Se para um bolo no pote você utilizar 60 gr de bolo e sabe que diariamente vende 5 potes daquele sabor, congele porções de 300 grs.
Se você vende a pronta entrega, por exemplo, 15 bolos por dia descongela as seguintes porções para ter variedade no seu cardápio:
◾ 300 gr de bolo branco ◾ 300 gr de bolo de chocolate ◾ 300 gr de bolo de canela
Essas quantidades devem ser ajustadas de acordo com a sua necessidade.
Os bolos podem ser congelados por até três meses.
Eu particularmente sempre prefiro congelar uma quantidade para apenas um mês, lembrando que trabalhando com doces artesanais é legal não estocar no congelador.
Agora veja como é fácil fazer o congelamento do bolo já esfarelado.
1. Forre uma forma com filme plástico. 2. Coloque o bolo já esfarelado. 3. Envolva o bolo no filme plástico, retirando o máximo de ar possível. 4. Coloque em saquinho para congelamento. 5. Feche com fita adesiva. 6. Coloque uma etiqueta com a data do congelamento, tipo de massa e quantidade em gramas. 7. Leve ao freezer. 8. Para descongelar passe do congelador para a geladeira e aguarde 6 horas.
Se você tem um estabelecimento onde o bolo pode ser consumido no local que tal montar de outras formas, para chamar a atenção dos clientes, como montar em xícaras de diferentes tipos e tamanhos
Essas taças são lindas para montar sobremesas.
Que tal montar mini bolinhos em xícaras de café?
Nesses tamanhos menores uma ideia é vender em combos com diferentes sabores, isso pode chamar a atenção dos clientes que ficam na dúvida de que bolo escolher.
Bolo no pote marcou a minha trajetória na confeitaria e por isso espero que minhas receitas e dicas te auxilie nas vendas e tragam muito sucesso.
👩🍳Ficou com alguma dúvida? Quer pedir uma receita? Quer ver mais dicas? Então me segue no Instagram o @priscila.piardi, por lá estou sempre mais próximo de quem acompanha minhas receitas.
11
unidades de 140 gr cada1
hora25-30
minutos1
dias refrigeradoBolo no pote recheado com mousse de brigadeiro branco e morango.
02 ovos
100 gr de margarina 80% de lipídios, ponto pomada
200 gr de farinha de trigo
200 gr de açúcar
150 ml de leite
6 gr de fermento em pó
5 ml de essência de baunilha
150 ml de água filtrada
50 gr de açúcar
395 gr de leite condensado
200 gr de creme de leite
100 gr de chocolate branco
200 gr creme vegetal para chantilly gelado
400 gr de morangos picados
11 potes descartáveis para sobremesa com capacidade de 180 ml
Forma retangular pequena (21 x 31 cm)
Sou confeiteira, amo estudar sobre confeitaria e também gastronomia. Além dos cursos que já realizei, muito do que sei vem dos livros, posso passar horas lendo e os livros ficam sempre espalhados pela casa.
Resolvi criar o blog para compartilhar o que sei, o que apreendo e o que ainda vou apreender nas minhas leituras, aulas e experiências na cozinha.
Por aqui compartilho meus conhecimentos e receitas do mundo da confeitaria e como não se pode viver só de doces, ocasionalmente receitas para o dia a dia, que possam te inspirar a manter o equilíbrio.
Cheesecake Sensação uma combinação de Morango com Chocolate em formato de coração para fazer e comemorar o Dia dos Namorados.
Bolo de Laranja com Glacê de Laranja, um bolo naturalmente úmido, fofinho e muito saboroso para acompanhar o seu cafézinho!
Brigadeiro de Morango sem saborizante ou pasta artificial é feita com a fruta in natura. Veja como se faz!
Cesta Artesanal feita com receitas simples, práticas e deliciosas para preparar e presentear em qualquer ocasião!
Biscoitos Amanteigados Rosetas, recheado com ganache de chocolate branco e geléia de frutas Vermelhas, uma sugestão para o Dia das Mães!
Brownie de Cacau em Pó com Pasta de Amendoim uma receita rapidinha de se fazer para qualquer momento ou ocasião!