imagem como higienizar alimentos
Técnicas

Como higienizar frutas, legumes e verduras

Higienização de alimentos é coisa séria e os tempos que estamos vivendo vem nos confirmar a seriedade do assunto.

Limpar corretamente frutas, legumes e verduras para nosso próprio consumo já é algo com que devemos nos preocupar, mas se você decide ingressar no ramo de alimentação o cuidado deve ser muito maior e existem protocolos previsto em legislações que devemos seguir.

É comum na internet ver pessoas falando sobre maneiras caseiras de limpar e higienizar os alimentos, porém nenhuma dessas opções são válidas e podem ser utilizadas se esse é seu trabalho, saiba que há legislações para isso, que foram estudadas e testadas por especialistas da área com a finalidade de garantir a manipulação correta dos alimentos e evitar contaminações que possam prejudicar a nossa saúde.

👉 Veja a legislação na integra no portal da Anvisa – Clique Aqui

Dito isso, não pegue atalhos e não invente receitas para essa etapa, trabalhar com alimento está ligado a saúde e não é brincadeira.

A seguir vou explicar como e quando você deve higienizar frutas e legumes, porém com mais foco nos processos de confeitaria.

Hortifrútis consumidos Cozidos

De acordo com a legislação alimentos que vão passar por cozimento, como frutas e legumes que serão utilizadas para fazer geleias, compotas, recheios cozidos, vão assar como a massa de bolo com a cenoura, necessitam apenas de lavagem em água potável corrente desde que a temperatura de cozimento atinja no mínimo 70°C no centro do alimento.

Isso porque a alta temperatura é capaz de matar bactérias patogênicas.

👉 Aprenda a fazer uma deliciosa Geleia de Frutas Vermelhas.

Dica da Pri: Higienize todos os alimentos.

Como nem sempre utilizo as frutas e legumes logo que chegam na minha cozinha, prefiro fazer a higienização de tudo, mesmo sabendo que irei cozinhá-las. Dessa forma não há risco de contaminação na geladeira entre alimentos que fiz ou não a higienização.

Hortifrútis consumidos crus

clorada

Frutas que serão consumidos crus em sobremesas e bolos, devem ser feita a correta higienização:

Como higienizar:

  • Selecione e despreze partes não aproveitáveis;
  • Faça pré-lavagem em água potável corrente um por um para remover excesso de terra, larvas, reduzir quantidade de microrganismos etc.;
  • Coloque em solução clorada (água + Hipoclorito de sódio) e deixe agir pelo tempo indicado pelo fabricante;
  • Enxágue em água potável corrente;
  • Deixe secar naturalmente ou com uso de centrífuga.

Solução clorada

Solução clorada é a mistura de água potável com produtos químicos permitidos para desinfecção dos alimentos, são eles:

  • Hipoclorito de sódio a 2 – 2,5%;
  • Hipoclorito a 1%;
  • Cloro orgânico.

A quantidade de produto químico para quantidade de água e o tempo que o alimento pode permanecer nessa solução, pode variar de acordo com a marca, por isso leia atentamente o rótulo e siga o indicado pelo fabricante.

Vale lembrar:

  • O vinagre não deve ser utilizado como sanitizante. Ele pode ser utilizado após a sanitização para potencializar o seu efeito e melhorara eliminação de resíduos, mas nunca como único agente.
  • Os Alvejantes encontrados em supermercados na sessão de materiais de limpeza, podem ser utilizados para higienizar alimentos desde que esteja indicado no rótulo do produto.

Lembrando que se você chegou nesse post e trabalha com outros tipos de alimentos, como preparando salgados, marmitas, restaurante, ou qualquer outro tipo seja revendendo ou preparando alimentos, saiba que há muitos outros cuidados que devem ser tomados conforme o tipo de processo que seu negocio exija, sempre com legislação e embasamento para evitar qualquer tipo de contaminação, por isso não deixe de pesquisar e se aprofundar sobre o assunto.

Essa foi a dica de hoje, porém tenho muita coisa ainda para a gente conversar sobre as boas práticas de higienização e manipulação de alimentos, por isso fique de olho que sempre que possível volto a falar sobre o assunto.