Uma amiga me perguntou como poderia fazer chocolate de menta em casa. Ela queria aprender fazer para deixar junto da cafeteira e tomar com café que ela ama, assim como eu.
Saborizar chocolate é simples desde que você encontre a essência certa.
Na maioria das vezes encontramos em lojas de confeitaria essências e extratos à base de álcool, que se acrescentarmos ao chocolate ele ficará espesso e difícil de moldar.
Já as pastas saborizantes contem muitos outros ingredientes que também iriam alterar a estrutura do chocolate impedindo a sua cristalização.
Levando isso em conta, o que precisamos encontrar são essências e extratos saborizantes á base de óleo.
Existem algumas essências que são naturais a base de óleo que você pode comprar pela internet, mas aqui na minha cidade as poucas que encontro, na verdade de uma marca, são de sabor bem artificial.
Como menta se encontra facilmente de forma natural, a planta e também desidratada, muito usada para chá, que fiquei pensando em como usar para saborizar o chocolate sem ter que apelar para produtos artificiais.
Foi então que decidi fazer uma essência sabor menta caseiro.
Preciso ressaltar que você pode encontrar facilmente óleos essenciais de menta, que vendem em lojas naturais e internet, que hoje são muito utilizados pelos benefícios á saúde.
Esses óleos costumam ser utilizados para aromaterapia, massagens e até para preparar cosméticos naturais.
Os óleos essenciais são extraídos de sua matéria prima por método mecânico, porém nem todos são liberados para uso interno, por isso é importante ficar atento em seu rótulo, caso queira usar para fins culinários.
Não encontrei desses óleos pela minha cidade que me deixassem segura para usar na cozinha, por isso não fiz testes se traria um sabor presente no chocolate.
Quando iniciei minha pesquisa, precisava de um modo rápido para extrair o sabor da menta sem que ficasse curtindo o sabor por longo tempo, já que gostaria de fazer esse chocolate para o Natal.
Encontrei um método chamado de infusão intermediaria, que usa bebida alcoólica para extrair o sabor das ervas de forma rápida, antes de misturar ao óleo.
Usei vodca, pois é uma bebida de um sabor mais neutro e também incolor. É a bebida que costumo usar para preparar extratos de baunilha.
Se preferir você também pode usar álcool de cereis para essa preparação.
Como utilizei uma quantidade de álcool no final das contas, ao adicionar no chocolate ele ficou um pouco mais espesso, mas nada que atrapalhe a moldagem do chocolate.
Escolher um óleo que não interferisse no sabor da menta era de extrema importância, e não conseguiria usando, azeite, óleo de girassol e até mesmo o óleo de coco tradicional. Todo óleo tem um sabor da origem da extração.
Foi quando vi o óleo de coco sem sabor e logo o escolhi para essa preparação.
O sabor é retirado de forma industrial e embora isso retire um pouco da sua naturalidade, para o resultado que buscava realmente não senti nenhum sabor de coco, por isso é importante que também escolha esse óleo para sua preparação.
Eu utilizei menta desidratada, mas se você encontrar ou tiver as folhas naturais, fique a vontade para utilizar.
Você também pode usar hortelã se preferir. Embora parecidas os sabores são diferentes. Eu gosto dos dois.
Utilizei chocolate meio amargo, pois acho que combina muito com a menta. Se tiver chocolates com porcentagens maiores de cacau melhor ainda.
Aqui usei chocolate fazendo o método de tempera. Se tem dúvidas do assunto, deixo abaixo os posts onde eu explico tudo.
📌 Se você ainda tem dúvidas de como temperar chocolate ou as diferenças dos tipos de chocolate, veja esses posts: Como fazer temperagem de chocolate Diferença entre tipos de chocolate
Aqui o sabor do chocolate é muito presente, não há recheios para balancear os sabores, por isso nesse caso não gosto de utilizar das coberturas fracionadas.
Como a preparação teria um toque natalino, nas pastilhas de chocolate que usei para a moldagem a forma simples de pvc da BWB (cód. 9745), coloquei uns confeitos de bolinhas nas cores vermelha e verde.
Coloque em embalagens acrílicas e uma etiqueta, para uma opção de preço de baixo custo.
Use potes de vidro com etiquetas personalizadas, para dar um preço de custo médio.
Outra ideia e fazer tabletes de chocolate de menta. Fico devendo o código dessa forma, pois tenho elas a muito tempo e não são mais fabricadas, mas você encontra de outras marcas e mudando pouca coisa no modelo em lojas de confeitaria.
No post anterior fiz confeitos de natalinos com glacê real, então aproveitei para utiliza-los aqui também.
📌 Veja o post anterior com confeitos natalinos 👉 Barra de Chocolate Recheada e Decorada para o Natal
Eu adoro um desafio na confeitaria. E buscar uma maneira de fazer esse simples chocolate de menta, mas utilizando ingredientes mais naturais e de fácil acesso, me deixou muito feliz.
Já é semana de Natal esse ano foi tão diferente que fica as vezes até difícil desejar um Feliz Natal.
Espero que apesar de tudo você consiga ter um pouco do brilho, paz e alegria que essa data traz!
1
hora24
horasChocolate de menta saborizado com essência caseira
30 gr de menta desidratada
100 ml de vodca ou álcool de cereais
200 ml de óleo de coco sem sabor
250 gr de chocolate meio amargo temperado*
25 ml de essência de menta caseira
Coador de tecido ou voal.
Saco de confeitar.
Forma simples de pvc pastilha de chocolate BWB cód. 9745
Forma simples de pvc plaquinha de chocolate.
Confeitos de açúcar natalinos (opcional).
Sou confeiteira, amo estudar sobre confeitaria e também gastronomia. Além dos cursos que já realizei, muito do que sei vem dos livros, posso passar horas lendo e os livros ficam sempre espalhados pela casa.
Resolvi criar o blog para compartilhar o que sei, o que apreendo e o que ainda vou apreender nas minhas leituras, aulas e experiências na cozinha.
Por aqui compartilho meus conhecimentos e receitas do mundo da confeitaria e como não se pode viver só de doces, ocasionalmente receitas para o dia a dia, que possam te inspirar a manter o equilíbrio.
Cheesecake Sensação uma combinação de Morango com Chocolate em formato de coração para fazer e comemorar o Dia dos Namorados.
Bolo de Laranja com Glacê de Laranja, um bolo naturalmente úmido, fofinho e muito saboroso para acompanhar o seu cafézinho!
Brigadeiro de Morango sem saborizante ou pasta artificial é feita com a fruta in natura. Veja como se faz!
Cesta Artesanal feita com receitas simples, práticas e deliciosas para preparar e presentear em qualquer ocasião!
Biscoitos Amanteigados Rosetas, recheado com ganache de chocolate branco e geléia de frutas Vermelhas, uma sugestão para o Dia das Mães!
Brownie de Cacau em Pó com Pasta de Amendoim uma receita rapidinha de se fazer para qualquer momento ou ocasião!