imagem com ovos em uma cesta
Ingredientes e história,  Técnicas

Como congelar ovos

Na confeitaria tradicional utilizamos muitos ovos e quando a receita pede só as claras ou gemas fica sempre a dúvida do que fazer com o que não será usado, por isso saber como congelar ovos pode ser um grande aliado contra o desperdício.

Esse processo não tem segredo e podem render ótimas receitas futuras, por isso a seguir vou te dar dicas de como congelar seus ovos inteiros, claras e gemas.

– Como congelar ovos inteiros

Em um bowl quebre os ovos, misture claras e gemas e acondicione em recipientes próprios para congelamento.

– Como congelar claras

Separe claras e gemas com cuidado para que não se misturem. Bata levemente as claras e acondicione em recipientes próprios para congelamento.

– Como congelar gemas

O congelamento das gemas requer um pouco mais de atenção é necessário prever em que receita será utilizada, se será doce ou salgado, isso porque devemos acrescentar um pouco de açúcar ou sal antes de congelar, para evitar uma textura gelatinosa indesejável após o descongelamento.

Separe claras e gemas com cuidado para que não se misturem. Em um bowl misture as gemas com ½ colher de chá de açúcar ou ¼ colher de chá de sal (dependendo do uso final) para cada gema. Acondicione em recipientes próprios para congelamento.

– Descongelamento

O descongelamento deve ser lento, retire do freezer e passe para o refrigerador em recipiente tampado até que descongele naturalmente.

Não é recomendado o descongelamento em microondas, pois terá que ter muito cuidado para não cozinhar os ovos e a não ser que essa seja sua intenção para um jantar rápido, não poderá utilizar nas suas receitas.

– Recipientes para congelamento.

Encontramos disponíveis no mercado várias opções de recipientes para congelamento.

Potes plásticos com BPA free tem uma ótima vedação e existem com vários tamanhos para cada necessidade. Gosto de comprar em lojas de embalagens e descartáveis.

Eu gosto muito dos saquinhos plásticos, pois reduzem consideravelmente o espaço no freezer.

Outra dica é congelar ovos, gemas ou claras individualemente em forminhas de gelo, para isso prefira as de silicone, pois as de plásticos dificultam na hora de desenformar. Leve ao freezer e após congelados desenforme e guarde em saquinhos com zip. Isso facilita muito quando for preparar suas receitas é só retirar a quantidade necessária de cubinhos que será utilizada.

Recicle!

Consumimos muitos produtos que são embalados em potes de vidro, geléias, molhos de tomate, óleo de coco. Esses recipientes são excelentes para congelamento, pois são livres de compostos tóxicos presentes nos plásticos, não absorvem sabores ou odores. Além disso contribuimos com um pouco com o meio ambiente, já que infelizmente o uso de descartáveis é muito grande na confeitaria.

Lembre-se de higienizar bem e fazer a esterilização(fervendo por alguns minutos) dos os vidros de reuso.

Ao congelar é importante não preencher os vidros por completo, deixe vazio uns dois centímetros da borda, pois no congelamento os alimentos se expandem e se não houver espaço o vidro vai estourar.

– Ovos em caixinhas:

Temos disponível no mercado ovos, claras e gemas já separadas para uso em caixas tetra pak e esse tipo de produto pode facilitar e muito o nosso trabalho na cozinha, porém suas versões são de 500 g e 1 kg e após aberto sua validade é curta, se mesmo assim for válido para você utiliza-las, para diminuir o tempo de produção as técnicas de congelamento acima também podem ser aplicadas para esse tipo de produto.

– Tempo de conservação no freezer: 06 meses