Docinho de Caramelo Sueco (Knäck)
Natal chegando e aproveitando que estou morando na Suécia, fui buscar inspirações dos doces tradicionais por aqui e encontrei o Knäck, um docinho de caramelo macio com amêndoas.
Sobre o Knäck
A Suécia tem várias tradições natalinas e isso inclui bebidas, comidas e guloseimas que aparecem somente nessa época do ano e uma delas é o Knäck.
Sempre gosto de pesquisar sobre a história e provável origem de doces que fazem parte da história gastronômica de algum lugar, mas confesso que não encontrei muitas informações.
Knäck em tradução quer dizer crocante e o nome deve ter surgido, pois muito antigamente era feito somente com açúcar virando aquele caramelo seco e quebradiço.
Como toda receita ao longo dos anos foi se transformando e hoje é feito com a mesma proporção de açúcar, xarope de açúcar (glucose) e creme de leite, e depois se adiciona manteiga para mais cremosidade.
A crocância em uma certa época ficou por conta de farinha de rosca incluída na receita, para acrescentar textura, mas isso também já mudou e hoje em dia foi trocado por amêndoas picadas.
Não consegui descobrir de onde ou quando veio a tradição, mas o que é certo que próximo ao Natal famílias se juntam na cozinha para fazer o docinho.
Glucose
A glucose é um ingrediente essencial da receita, é responsável pela maciez e por segurar a cristalização do docinho de caramelo.
Aqui na Suécia no é possível encontrar três tipos de xaropes feitos com açúcar de beterraba, sendo esses:
▪️ Xarope claro (Vit Sirap) Ingredientes: xarope de beterraba sueco. ▪️ Xarope Médio (Ljus Sirap) Ingredientes: Xarope de beterraba sueco, sal. ▪️ Xarope Escuro (Bröd Sirap): Ingredientes: xarope de beterraba sueco, extrato de malte (20%).
Todos os xaropes são derivados do açúcar feito da beterraba que é o mais utilizado aqui e com diferentes tipos de utilização na culinária sueca.
Para esse Docinho de Caramelo utilizei o xarope claro, apesar da indicação das receitas aqui indicarem o xarope médio.
No Brasil a glucose de milho pode ser utilizada, que vai ter a mesma função na receita, talvez alterando levemente a consistência, mas nada que afete o sabor.
Creme de Leite Fresco
O melhor creme de leite para essa receita é o fresco que tem 35% de gordura.
Caso queira substituir, tente utilizar o creme de leite de lata que tem mais porcentagem de gordura, isso vai deixar um doce de caramelo mais macio e saboroso.
Molde para Docinho de Caramelo
O Docinho de caramelo com Amêndoas feito aqui na Suécia tem vários formatos, mas o mais tradicional e feito em forminhas pequenas como as de brigadeiro, que foi o formato que utilizei para fazer.
Percebi que as forminhas daqui, parecem ser mais antiaderentes como papel manteiga, o que facilita que o docinho não grude.
Como as forminhas tradicionais do Brasil para brigadeiro não são desse tipo de material, indico que escolha as forminhas para mini cupcakes, que apesar de ter um tamanho um pouco maior, terá mesma facilidade.
Conservação
Esses docinhos podem ser conservados tanto em temperatura ambiente como refrigerado.
A diferença e na hora de comer os docinhos, já que refrigerado os docinhos desenformam mais facilmente e no formato da forminha.
Já em temperatura ambiente os docinhos saem da forminha, mas não mantêm a forma.
Como fazer o Docinho de Caramelo com Amêndoas
Escolha uma panela alta para fazer o Docinho de Caramelo, pois a mistura ferve e sobe bastante no fogo, e todo cuidado é pouco para evitar acidentes.
Outro ponto importante é deixar as forminhas de papel já separadas e prontas para usar assim que o caramelo sair do fogo, pois conforme vai esfriando vai dificultando a modelagem.
Veja o passo a passo de como fazer esse docinho:
Deixe as forminhas de papel separadas.
1. Separe as forminhas de papel e deixe prontas em uma superfície. 2. Em uma panela alta adicione o açúcar, creme de leite fresco, glucose e sal. 3. Leve ao fogo mexendo sempre. 4. Retire do fogo quando atingir a cor de caramelo na temperatura de 125° a 130° C. 5. Adicione a manteiga e mexa até derreter e misturar. 6. Acrescente as amêndoas picadas e misture. 7. Passe para outra vasilha para parar o cozimento do caramelo. 8. Preencha as forminhas de papel com o caramelo. 9. Leve para a geladeira por uns 10 minutos para esfriar.
Dicas
Se o caramelo começar a ficar espesso e começar a dificultar na hora de colocar nas forminhas, leve a vasilha com o doce por 10 a 15 segundos no micro-ondas e mexa bem, que voltará a ficar mais maleável.
Substituições
Aqui o tradicional desse docinho é ser feito com amêndoas, porém qualquer outro tipo de castanha combina muito bem.
Lembrancinha de Natal
Esses docinhos colocados em caixinhas ou potes de vidro, se tornam uma são uma ótima opção de lembrancinhas de Natal, para vender e presentear.
Se tiver que sobrepor um docinho em outro, coloque papel manteiga entre eles, para evitar que grude.
Docinho de Caramelo Sueco (Knäck)
70
unidades30
minutos15
diasDocinho de Caramelo com amêndoas tradicional na Suécia!
Ingredientes
250 gr de açúcar
250 ml de creme de leite fresco
250 gr de glucose
3 gr de sal
50 gr de manteiga sem sal
100 gr de amêndoas picadas
- Para moldar
Forminhas de papel antiaderente tipo para brigadeiro ou mini capcake
Instruções de Preparo
- Separe as forminhas de papel e deixe prontas em uma superfície.
- Em uma panela alta adicione o açúcar, creme de leite fresco, glucose e sal.
- Leve ao fogo mexendo sempre.
- Retire do fogo quando atingir a cor de caramelo na temperatura de 125° a 130° C.
- Adicione a manteiga e mexa até derreter e misturar.
- Acrescente as amêndoas picadas e misture.
- Passe para outra vasilha para parar o cozimento do caramelo.
- Preencha as forminhas de papel com o caramelo.
- Leve para a geladeira por uns 10 minutos.
- Mantenha em temperatura ambiente ou refrigerado.
Vídeo da Receita
Sou confeiteira, amo estudar sobre confeitaria e também gastronomia. Além dos cursos que já realizei, muito do que sei vem dos livros, posso passar horas lendo e os livros ficam sempre espalhados pela casa.
Resolvi criar o blog para compartilhar o que sei, o que apreendo e o que ainda vou apreender nas minhas leituras, aulas e experiências na cozinha.
Por aqui compartilho meus conhecimentos e receitas do mundo da confeitaria e como não se pode viver só de doces, ocasionalmente receitas para o dia a dia, que possam te inspirar a manter o equilíbrio.