Suspiros de Natal, docinhos feito simplesmente com açúcar e claras de ovos que ficam bonitinhos para enfeitar a mesa da ceia, decorar sobremesas ou fazer como lembrancinhas.
As claras de ovos podem ser in natura ou pasteurizadas, ambas as formas dão resultado.
Se tiver uma grande quantidade de suspiros para fazer, as claras pasteurizadas acabam sendo mais práticas.
📌 Você pode gostar desse post 👉 Como congelar ovos
Agora se for fazer somente uma receita usaria as claras in natura mesmo, e guardaria as gemas para fazer outras coisas, como panetone ou chocotone, que tem receita aqui no site.
📌 Veja a receita aqui 👉 Panetone e Chocotone
Claras pasteurizados são aquelas claras de caixinha, que passam por um processo para a eliminação de microrganismos que podem ser prejudiciais a saúde, caso consumidas cruas.
No suspiro não ocorre esse risco já que a secagem, mesmo em baixa temperatura elimina esses microrganismos, além disso utilizamos o merengue suíço que é feito em banho maria.
Suspiro é uma receita simples de poucos ingredientes, mas para ficar aquele suspiro bem crocante tem algumas dicas:
O merengue suíço é a técnica de levar as claras e açúcar em banho-maria, antes de bater, até que chegue na temperatura de 60º C.
Nessa temperatura o açúcar estará derretido, assim utilizando esse tipo de merengue se obtém um suspiro liso e que seca mais facilmente.
Se você não tiver termômetro utilize o toque dos dedos para testar o ponto, você irá observar que não há mais granulação de açúcar nas claras, então já poderão ser batidas.
O suspiro para ficar crocante deve secar totalmente, e para isso levamos ao forno em baixa temperatura, sendo o ideal 80º C.
Em fornos elétricos é fácil chegar essa temperatura, mas os fornos a gás a temperatura mínima geralmente já é alta para fazer os suspiros.
Por isso nos fornos a gás tente deixar os suspiros no forno, com a porta entre aberta para equilibrar a temperatura.
Os suspiros devem ficar no forno por aproximadamente duas horas, mas o tempo pode variar dependendo do tamanho e modelagem.
Utilizar formas com a borda baixa, é outra dica para ter o suspiro crocante, pois o ar quente do forno chega nos suspiros de forma uniforme, fazendo com que seque por igual.
É possível fazer suspiros com uma grande variedade de formas e personagens, por isso podem se tornar lindos doces para diversas comemorações, como para o Natal.
Fiz esses suspiros com figuras de Natal, utilizando sacos de confeitar com bicos de confeitar pequenos.
Veja os bicos que utilizei para fazer os suspiros de Natal:
Para dar ao merengue utilize preferencialmente corantes concentrados em gel, que não desestabiliza o ponto que pode dificultar a modelagem dos desenhos.
Siga esses passos para fazer um suspiro perfeito:
1. Coloque um bowl sobre uma panela com água para o banho-maria 2. Adicione no bowl as claras e o açúcar refinado e leve ao fogo. 3. Mexa constantemente com um fouet, para que as claras não cozinhem. 4. Observe com os dedos a textura da mistura, quando o açúcar todo derreter sentirá que não há mais granulação, então pode retirar do fogo. 5. Despeje essa mistura na batedeira e bata com o globo até esfriar. 6. Adicione o açúcar de confeiteiro peneirado. 7. Bata até misturar e homogenizar. 8. Separe o merengue em porções e tinja o nas cores que preferir. 9. Coloque o merengue em um saco de confeitar com o bico de sua preferência. 10. Molde os suspiros no formato que desejar em forma forrada com papel manteiga ou tapete antiaderente. 11. Leve ao forno baixo na temperatura de 80 °C até secarem.
Os suspiros podem ser armazenados em recipientes bem fechados por até 30 dias.
Suspiros vendem o ano todo e com essa mesma receita é possível criar docinhos para festas ou lembrancinhas para ocasiões especiais, que fazem muito sucesso.
Use da criatividade para fazer suspiros para qualquer festividade.
Fiz esses suspiros para decorar uma sobremesa que logo estará aqui no site, assine a newsletter para ser avisado quando postar a receita.
1
hora2
horas aproximadamente30
dias bem vedadoSuspiros decorados para o Natal
125 gr de claras em neve
250 gr de açúcar refinado
100 gr de açúcar de confeiteiro
5 ml de essência de baunilha (opcional)
Corantes em gel (utilizei as cores verde, vermelho, amarelo e preto)
Bicos de confeitar (utilizei perlê, pitangas e folha pequenos)
Adaptadores de bico
Sacos de confeitar
Sou confeiteira, amo estudar sobre confeitaria e também gastronomia. Além dos cursos que já realizei, muito do que sei vem dos livros, posso passar horas lendo e os livros ficam sempre espalhados pela casa.
Resolvi criar o blog para compartilhar o que sei, o que apreendo e o que ainda vou apreender nas minhas leituras, aulas e experiências na cozinha.
Por aqui compartilho meus conhecimentos e receitas do mundo da confeitaria e como não se pode viver só de doces, ocasionalmente receitas para o dia a dia, que possam te inspirar a manter o equilíbrio.
Cheesecake Sensação uma combinação de Morango com Chocolate em formato de coração para fazer e comemorar o Dia dos Namorados.
Bolo de Laranja com Glacê de Laranja, um bolo naturalmente úmido, fofinho e muito saboroso para acompanhar o seu cafézinho!
Brigadeiro de Morango sem saborizante ou pasta artificial é feita com a fruta in natura. Veja como se faz!
Cesta Artesanal feita com receitas simples, práticas e deliciosas para preparar e presentear em qualquer ocasião!
Biscoitos Amanteigados Rosetas, recheado com ganache de chocolate branco e geléia de frutas Vermelhas, uma sugestão para o Dia das Mães!
Brownie de Cacau em Pó com Pasta de Amendoim uma receita rapidinha de se fazer para qualquer momento ou ocasião!