Marzipã
Marzipã é uma massa feita com com amêndoas, que pode ser utilizada como base de docinhos e para cobrir bolos.
Em muitos lugares a utilização da receita foi se perdendo, mas aqui na Suécia e outros lugares da Europa ainda é muito popular para cobrir bolos e docinhos.
Marzipã Original
A receita marzipã original leva clara de ovos, para dar liga aos ingredientes secos e elasticidade a massa.
Sabemos hoje que utilizar claras cruas, mesmo que pasteurizadas, não é uma boa escolha por ser muito perecível e ter facilidade de ocorrer contaminações que podem ser prejudiciais à saúde.
Então para resolver isso, as claras foram substituídas por glucose em algumas reformulações de receitas do marzipã.
Substituições
A farinha de amêndoas não é um ingrediente barato, e acho até que esse seja um dos motivos de ter se perdido o uso na confeitaria com o tempo.
Apesar da receita original ser feita com amêndoas você pode variar e substituir por farinha de qualquer outro tipo de castanha, como a de amendoim, que tem um valor mais acessível.
Hoje é possível encontrar farinhas de várias castanhas em lojas de produtos naturais, o que fica fácil a tarefa de dar variedades ao Marzipã.
Como fazer o Marzipã
O modo de preparo do marzipã pode ser feito de forma simples, somente misturando todos os ingredientes á mão ou em batedeira.
Como quero uma massa mais lisa, para facilitar na hora de cobrir bolos e docinhos, prefiro antes fazer uma pasta com a farinha de amêndoas.
💡 Dica Importante Na receita o ponto da massa é finalizado com água e para não deixar o Marzipã úmido demais, vá adicionando aos poucos, pois a quantidade pode variar dependendo da umidade própria da farinha de amêndoas ou até da umidade do ar.
Passo a Passo do Marzipã
1. Em um multiprocessador, adicione a farinha de amêndoas. 2. Bata até obter uma pasta. 3. Depois em uma vasilha grande adicione o açúcar de confeiteiro passando por uma peneira. 4. Acrescente a pasta de amêndoas e a glucose. 5. Misture os ingredientes com as mãos. Obs: Se preferir pode utilizar a batedeira com batedor raquete. 6. Adicione a água aos poucos e vá misturando para testar o ponto. 7. A massa deve ficar homogênea e não grudar muito nas mãos.
Armazenamento e Validade
O Marzipã pode ser armazenado refrigerado por até 10 dias ou congelado por 3 meses.
Na hora de guardar, envolva em plástico filme e coloque em um saquinho plástico, fechando bem para proteger de odores e evitar o ressecamento da massa.
Quando for utilizar a pasta, se achar que está muito seca você pode adicionar aos poucos um pouco mais de água até ficar macia novamente.
Se a massa estiver úmida demais, que pode acontecer por causa do óleo natural da amêndoa, adicione mais açúcar de confeiteiro para corrigir o ponto.
Colorindo o marzipã
É possível tingir o marzipã de várias cores e para isso aconselho utilizar os corantes alimentícios em gel.
A única cor que não é possível se obter com o marzipã é a branca, já que a massa tem naturalmente a coloração da amêndoa.
Quando adicionar o corante, pode ser que a massa fique mais mole, então se necessário vá adicionando aos poucos açúcar de confeiteiro para corrigir o ponto.
O marzipã está presente em várias receitas tradicionais da Suécia, por isso você encontra para comprar pronta em qualquer mercado, inclusive com opções já coloridas.
Como estou morando aqui quero trazer algumas dessas receitas aqui para que você possa conhecer e fazer para experimentar.
Sei que no Brasil não é fácil achar para comprar pronta (nem sei se tem algum fornecedor que faça, se souber me conta!), por isso quis te ensinar como fazer um Marzipã caseiro, para que você não tenha desculpas para experimentar as receitas que irei publicar futuramente.
Marzipã, massa feita com amêndoas que serve como base para docinho e para cobrir bolos.
Ingredientes
300 gr de farinha de amêndoas
300 gr de açúcar de confeiteiro
80 gr de glucose
40 a 60 ml de água (quanto necessário)
Instruções de Preparo
- Em um multiprocessador, adicione a farinha de amêndoas.
- Bata até obter uma pasta.
- Depois em uma vasilha grande adicione o açúcar de confeiteiro passando por uma peneira.
- Acrescente a pasta de amêndoas e a glucose.
- Misture os ingredientes com as mãos.
- Adicione a água aos poucos, até dar o ponto de uma massa homogênea e que não grude nas mãos.
Vídeo da Receita
Sou confeiteira, amo estudar sobre confeitaria e também gastronomia. Além dos cursos que já realizei, muito do que sei vem dos livros, posso passar horas lendo e os livros ficam sempre espalhados pela casa.
Resolvi criar o blog para compartilhar o que sei, o que apreendo e o que ainda vou apreender nas minhas leituras, aulas e experiências na cozinha.
Por aqui compartilho meus conhecimentos e receitas do mundo da confeitaria e como não se pode viver só de doces, ocasionalmente receitas para o dia a dia, que possam te inspirar a manter o equilíbrio.