O que deu errado com meu bolo?
Bolo caseiro, bolo no pote, bolo recheado não importa o bolo de alguma forma ele está presente em nossas memórias afetivas.
Eu sempre amei fazer bolo, mas nem sempre eles deram certo, já teve bolo que afundou, embatumou e até queimou.
Confeitaria também é ciência e muitas coisas podem dar errado. Quando isso acontece é importante ser capaz de identificar o que deu errado para que você não cometa novamente o mesmo erro.
Segue então uma lista possíveis falhas que podem acontecer com o seu bolo.
Bolo afundado no meio
A maioria das causas de um bolo afundado está relacionada ao desequilíbrio da receita.
O excesso de um determinado ingrediente pode fazer com que o bolo cresça, mas não tenha estrutura para se estabelecer estável e acabe afundando.
Você pode exagerar a quantidade de algum ingrediente como no caso do fermento ou ter em mãos uma receita desequilibrada
As causas mais comuns são as seguintes:
◾ Excesso de açúcar ◾ Excesso de fermento ◾ Excesso de líquido ◾ Forno sem pré-aquecimento adequado ◾ Ingredientes gelados ◾ Excesso de massa na forma. ◾ Excesso de ingredientes
Uso da balança na confeitaria é imprescindível para evitar erros como esse, pesar todos os ingredientes, pode evitar várias falhas com seu bolo.
📌 Saiba a importância do uso da balança na confeitaria nesse post 👉Por que utilizar receitas em peso?
Se você pesou tudo direitinho o problema pode ser a sua receita, teve bolo que fiz em que o sabor era maravilhoso, mas ele afundava. Diminui a quantidade de açúcar e o problema se resolveu.
Você pode fazer seus testes ou escolher outra receita.
Forno quente demais ou de menos.
Pré-aquecer o forno é importantíssimo, isso porque a alta temperatura é o segundo fator que faz com que o fermento em pó comece agir.
Para que todos os ingredientes do bolo comecem a assar ao mesmo tempo, tudo deve estar em temperatura ambiente ao serem misturados.
Se ovo ou manteiga, por exemplo, estiver gelado ao irem para o forno levaram mais tempo para começar a assar e isso vai afetar a estrutura do bolo.
Bolo com “barriga”
Quando o bolo fica com aquele centro convexo, aquela “barriga saliente” no topo pode ser por dois motivos:
◾ Excesso de massa na forma. ◾ Forno muito quente
Tamanho certo para o bolo
É importante escolher a forma certa para seu bolo de acordo com a quantidade e tipo de massa.
Algumas massas se desenvolvem mais que outras precisando de mais espaço para crescer.
Massas mais pesadas como as amanteigadas devem preencher 2/3 da forma, já as massas mais leves como chiffon ou pão de ló devem preencher metade da forma.
Forno muito quente
Novamente a temperatura do forno deve ser observada para que não esteja quente demais, fazendo com que a massa se desenvolva mais rápido do que deveria.
Bolo baixou após sair do forno
Perda de volume do bolo de forma uniforme logo que sai do forno, por desiquilíbrio da receita ou abrir o forno antes da hora. Veja os erros possíveis:
◾ Excesso de líquido ◾ Pouca farinha ◾ Excesso de fermento ◾ Abrir o forno com pouco tempo de cocção
Receita desiquilibrada
Cada ingrediente tem uma função no bolo e alguns vão além de dar sabor, servem para estruturar um bolo.
Se não souber equilibrar bem cada ingrediente uma receita de forma correta, muita coisa pode dar errada.
Abrir o forno cedo demais.
Perda de temperatura no forno pode prejudicar o desenvolvimento da massa, por isso não se apresse, observe a massa antes de checar se está assada, se não tiver desenvolvido tamanho e uma crosta uniforme, não abra o forno.
Com o tempo, depois de tanto fazer bolo, vamos desenvolvendo a percepção de com os olhos saber se o bolo está ou não assado.
Bolo não cresceu
Quando o bolo não cresce a tristeza vem junto, veja os possíveis erros:
◾ Fermento vencido ◾ Excesso de gordura ◾ Excesso de açúcar ◾ Batimento em excesso após adicionar o fermento. ◾ Ingredientes gelados.
Fermento em pó
Se você esquecer de colocar fermento bolo, não tem conserto, não vai crescer.
Se tiver dúvida se o fermento está bom é só adicionar um pouco de fermento em água quente, ele deve reagir instantaneamente.
📌 Saiba a tudo sobre os tipos de fermento nesse post 👉Diferença entre fermento em pó e bicarbonato de sódio
Após adicionar o fermento não bata demais a massa pois ele pode perder seu poder ação, por isso adicione no final e misture rapidamente.
E depois que adicionar o fermento não demore para levar o bolo ao forno, pois ele já começa agir assim que entra em contato com líquido e o segundo passo para seu bom desenvolvimento é a alta temperatura.
Bolo embatumado
Cortou o bolo e ele está com uma textura esquisita, parecendo pastosa no meio o que que chamamos popularmente de embatumada, isso pode acontecer por esses motivos:
◾ Excesso de líquido ◾ Pouco tempo de cocção ◾ Batimento em excesso após adicionar o fermento. ◾ Pouco tempo de forno
Bolos grandes ou bem úmidos, como de cenoura por exemplo, podem parecer cozidos por fora, mas ainda podem estar crus no meio.
Fazer teste do palito é uma técnica que até hoje é infalível.
Se o seu forno estiver muito quente, pode ser que por fora já tenha aparência de assado, mas por dentro precisará de mais tempo, por isso cuidado para não deixar o forno muito alto.
Na maioria das receitas a temperatura de 180ºC é a mais indicada.
Bolo que não tem concerto
Como você viu bolo embatumado pode acontecer por erros que já detalhei acima.
O mais triste é que quando isso acontece não há como reaproveitar esse bolo como em outros casos, que você conseguiria nivelar, esfarelar, cortar partes boas, afinal comer bolo parcialmente cru não dá e nem é aconselhável ao seu estômago.
Espero que essas dicas te ajudem a não cometer mais erros com seus bolos ou se acontecerem pelo menos, não quebre mais a cabeça se perguntando o que deu errado.
👩🍳 Gostou desse conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Então te convido visitar o meu Instagram o @priscila.piardi e me envie um direct ou um comentário que assim posso saber o que está achando do conteúdo e responder suas dúvidas. Me segue por lá!
Sou confeiteira, amo estudar sobre confeitaria e também gastronomia. Além dos cursos que já realizei, muito do que sei vem dos livros, posso passar horas lendo e os livros ficam sempre espalhados pela casa.
Resolvi criar o blog para compartilhar o que sei, o que apreendo e o que ainda vou apreender nas minhas leituras, aulas e experiências na cozinha.
Por aqui compartilho meus conhecimentos e receitas do mundo da confeitaria e como não se pode viver só de doces, ocasionalmente receitas para o dia a dia, que possam te inspirar a manter o equilíbrio.