Tamanho dos Ovos de Páscoa Artesanal
Tamanho dos Ovos de Páscoa Artesanal geram muitas dúvidas principalmente se está iniciando na confeitaria.
Nesse post te ajudo a Padronizar o A Páscoa está chegando e quando vamos fazer uma produção de ovos de páscoa, seja para vender ou presentear, surgem algumas dúvidas de quanto precisa de chocolate, quanto de recheio vou usar, então com base na minha experiência nesse post vou fazer um conjunto de dicas, padronizando ovos de páscoa artesanais, que espero que te ajude nesse começo.
Pese seus ovos de páscoa!
A balança é uma grande amiga da confeitaria, ainda mais se você deseja ser profissional da área. Pesando suas produções você facilita:
- Quando for comprar os ingredientes, calcular a quantidade de que será utilizada.
- Formar o calculo do preço dos seus ovos de páscoa, se for vender.
- Padronizar para que todos tenham a mesma quantidade de chocolate e recheio.
Como está bem em cima da hora, pode ser que você não conseguiu fazer as pesagens, por isso vou te passar a tabela que uso para fazer meus cálculos.
Antes algumas observações importantes:
• Para cálcular os pesos das cascas dos meus Ovos de Páscoa utilizei as formas de três partes (PVC e silicone) da empresa BWB Embalagens. • Sempre precisamos comprar mais formas ou substituir algumas que quebram, o que me fez perceber que o molde pode mudar de um ano para outro, o que trouxe variações no padrão do peso da casca. • Como essas diferenças não são grandes o suficiente a ponto de prejudicar os cálculos que faremos, considerei um peso médio das que tinha em casa. • Em todo caso, te aconselho, confirmar os pesos de tempos em tempos e ao comprar novas formas.
Pesos para Ovos de Páscoa de Colher
Abaixo uma tabela com as proporções que utilizo para os ovos de páscoa de colher que tem uma casca de chocolate sendo recheado até a borda.
Os valores podem variar se sua decoração tiver outros elementos no topo como frutas, modelagens de pasta americana, bombons. Nesse caso aconselho fazer o de preço da decoração separadamente.
Ovos Recheados ou Trufados
Abaixo as as proporções que utilizo para os ovos de páscoa recheados ou trufados que tem uma casca de chocolate, recheio e fechamento com chocolate.
A quantidade de recheio dos ovos de páscoa podem variar de acordo com o seu gosto. Essas foram as proporções que cheguei para padronizar minha produção, teste se são quantidades que agradem você e seus clientes.
Gosto de colocar bombons nos ovos de páscoa simples, recheados e trufados, caso você também faça isso, não se esqueça de inclui-los no seu preço e peso final do seu produto.
Como divulgar o tamanho do seu ovo de páscoa
Como pode você ter observado nas tabelas acima, os valores finais dos ovos de páscoa, seja o de colher ou recheados, na maioria das vezes excedem o peso estipulado para o tamanho da forma, isso acontece porque os fabricantes consideram duas cascas de chocolate puro com acréscimo de bombons para chegar ao peso final.
Eu sei que no começo você pode ficar na dúvida na divulgação dos seus ovos de páscoa, se por tamanho da forma ou o peso real. A questão é que você pode decidir como achar mais fácil, contanto que na hora de formar o preço siga as quantidades reais que irá utilizar. Eu decidi divulgar por tamanhos P, M e G sendo:
• Tamanho P – para os ovos de páscoa feitos na forma de 250 gr • Tamanho M – para os ovos de páscoa feitos na forma de 350 gr • Tamanho G – para os ovos de páscoa feitos na forma de 500 gr
Na tabela de preços divulgo também os valores aproximados do peso real final dos ovos de páscoa, já que podem variar um pouco de um recheio para outro ou por causa da decoração. Indique um valor aproximado e no final se atente para serem igual ou um pouco mais do que o indicado, mas nunca menos.
Calculando sua produção
Se você tem um padrão para seguir, calcular seus preços, planejar sua produção e comprar os ingredientes fica muito mais fácil.
Exemplos práticos:
Calculando cascas de chocolate:
Se por exemplo precisamos fazer 10 cascas de chocolate de cada tamanho, para fazer ovos de colher, para saber quanto de chocolate vamos precisar, fazemos o seguinte cálculo:
Como calcular: multiplique a quantidade de chocolate de cada forma pela quantidade de cascas que precisa e terá essas quantidades (peso da casca x 10).
Nesse exemplo teríamos essa quantidade:
• 10 cascas de chocolate na forma de tam. 250 gr – 900 gr de chocolate • 10 cascas de chocolate na forma de tam. 350 gr – 1.200 gr de chocolate • 10 cascas de chocolate na forma de tam. 500 gr – 1.700 gr de chocolate
Calculando recheio:
Se precisamos fazer ovos de páscoa de colher com brigadeiro, para saber quanto rende o recheio fazemos o seguinte cálculo:
Peso do recheio de brigadeiro: 700 gr (valor somente de exemplo, pese suas receitas para fazer o cálculo)
Como calcular: divida o peso do recheio pela quantidade utilizada em cada ovo de páscoa.
Nesse exemplo teríamos essa quantidade:
• Forma de tam. 250 gr – recheio suficiente para 3 ovos de colher • Forma de tam. 350 gr – recheio suficiente para 2 ovos de colher • Forma de tam. 500 gr – recheio suficiente para 1 ovo de colher 📺 Assista o vídeo que fiz sobre esse assunto 👇
A confeitaria é muito mais que receitas e técnicas. Temos que saber sobre logística, precificação, planejamento, marketing entre outras coisas.E para tudo isso cálculo, muito cálculo e imagino que talvez você não goste muito disso, mas é de muita importância que pare um tempo e faça suas analises, isso evita passar preços errados que prejudiquem seus lucros, comprar material de menos e ter que sair na véspera comprando ingredientes pegando lojas lotadas ou comprar a mais e acabar a páscoa com um estoque desnecessário.
Espero que essas dicas te ajudem na hora de formar o preço dos seus ovos de páscoa, saber quanto de ingredientes serão utilizados e até o tempo que deverá se dedicar na cozinha e que tenha muito lucro nessa época marcante para a confeitaria.
👩🍳 Ah quer mais dicas de confeitaria e ficar por dentro dos bastidores e saber um pouco mais da pessoa aqui que escreve? Então vai conhcer meu Instagram o @priscila.piardi , tem muito conteúdo bacana por lá também, alías se tiver alguma dúvida e por lá que respondo.
Sou confeiteira, amo estudar sobre confeitaria e também gastronomia. Além dos cursos que já realizei, muito do que sei vem dos livros, posso passar horas lendo e os livros ficam sempre espalhados pela casa.
Resolvi criar o blog para compartilhar o que sei, o que apreendo e o que ainda vou apreender nas minhas leituras, aulas e experiências na cozinha.
Por aqui compartilho meus conhecimentos e receitas do mundo da confeitaria e como não se pode viver só de doces, ocasionalmente receitas para o dia a dia, que possam te inspirar a manter o equilíbrio.