Pudim de leite condensado sem furinhos
Acreditem pudim de leite condensado nunca foi minha sobremesa favorita, preferia o pudim de pão ou o pudim de padaria (caçarola), mas a vida muda e nossos gostos também.
Recentemente resolvi amar pudim de leite condensado, dos sem furinhos e bem cremosos. O problema é que nunca fiz bem essa sobremesa, talvez até por que não gostava, mas passando a gostar do bendito pudim, se tornou minha saga acertar no ponto ao meu gosto.
Peguei a receita da Vó do meu marido, Dona Madalena, ela faz o pudim perfeito, sem muito mistério, mas eu precisei de um pouco mais de treino e agora trago para vocês a receita e minhas observações.
Pudim com ou sem furinhos: você escolhe!
Se a sua intenção for como a minha de um pudim sem furinho e mais cremoso, a dica é mexer tudo a mão e delicadamente, passando posteriormente o líquido na peneira. Isso vai evitar que se formem bolhas de ar que causam o pudim aerado. A temperatura baixa e cozimento lento também ajudam nesse processo.
Caso sua vontade seja diferente da minha e queira um pudim com furinhos, mais leve e aerado, você deve optar por misturar todos os ingredientes no liquidificador e bater bastante e dispensar a peneira, isso para criar bolhas de ar no pudim.
Calda de açúcar
Pudim de leite condensado tem que ter calda de açúcar e nela também há variações.
Eu gosto do caramelo feito com método “seco”, que é quando a calda é feita somente com açúcar sem o acrescimo de água, prefiro essa versão por ficar uma calda mais encorpada.
Se preferir uma calda mais líquida, acrescente 100 ml da água no início do preparo e mexa somente antes de ir ao fogo. Caramelos com adição água não devem ser mexidos, do contrário açucaram.
Seja com furinhos ou sem, pudim de leite condensado é uma sobremesa deliciosa e com poucos ingredientes., aqui em casa ultimamente ela sempre aparece por aqui e acaba mais rápido do que gostariamos.
Pudim de leite condensado
15
porções15
minutes90
minutos5
dias refrigeradoPudim de leite condensado sem furinho
Ingredientes
- Calda
300 gr de açúcar
- Pudim
03 ovos
02 latas de leite condensado
500 ml de leite
Instruções de Preparo
- Calda
- Leve ao fogo o açúcar em uma forma de pudim com furo no meio, tamanho médio, e mexa constantemente até o derreter e virar um caramelo.
- Distribua a calda nas laterais da forma.
Se preferir fazer a calda em uma panela, posteriormente despejar na forma de pudim. Reserve. - Pudim
- Em um bowl bata bem os ovos com um fuet.
- Adicione o leite condensado e o leite e mexa delicadamente com uma espatula até obter uma mistura homogênea.
- Passando por um peneira despeje a mistura na forma caramelizada.
- De leves batidinhas na formar para que as possíveis bolhas que se formem, subam a superfície.
- Leve ao forno em banho maria coberto com papel alumínio, em temperatura baixa aproximadamente 150 ° C por aproximadamente uma hora e meia.
- Seu pudim estará pronto quando der uma leve sacudida e a consistência seja semelhante a de gelatina.
- Espere esfriar e leve a geladeira por no mínimo 8 horas antes de desenformar.
Vídeo da Receita
Observações
Sou confeiteira, amo estudar sobre confeitaria e também gastronomia. Além dos cursos que já realizei, muito do que sei vem dos livros, posso passar horas lendo e os livros ficam sempre espalhados pela casa.
Resolvi criar o blog para compartilhar o que sei, o que apreendo e o que ainda vou apreender nas minhas leituras, aulas e experiências na cozinha.
Por aqui compartilho meus conhecimentos e receitas do mundo da confeitaria e como não se pode viver só de doces, ocasionalmente receitas para o dia a dia, que possam te inspirar a manter o equilíbrio.