Dicas e conhecimento,  Ingredientes e história

Semente de Papoula

Nos meus livros de receitas, em minhas pesquisas culinárias, em algum momento um ingrediente peculiar aparecia, a semente de Papoula, por isso, sempre tive vontade de experimentar.

No Brasil, tentei por diversas vezes procurar para comprar, mas em lojas físicas nunca encontrei e quando achava para compra online era importada e com um preço nada convidativo.

Fui deixando quieto e esperando que um dia teria a oportunidade de experimentar.

O que são sementes de papoula?

As Sementes de Papoula, que é uma flor, são sementes pequenas e oleaginosas. Com 50% de gordura em sua composição, seu formato semelhante ao rime, a maioria utilizada na culinária são de cor preta-azulada.

Possivelmente tenha se originado na região do Mediterrâneo e foram cultivadas pela primeira vez no primeiro século DC e usados na fabricação de pão.

Em seguida, as sementes se espalharam pelo Império Romano e seu uso na produção de alimentos se desenvolveu ainda mais na Europa.

Atualmente, as sementes de papoula são produzidas principalmente na Turquia e na China.

Semente de Papoula e a relação com ópio

É verdade que da semente de papoula pode ser extraído o ópio, sendo um deles a morfina, que é muito utilizada em drogas medicinais para alívio de dores extremas.

Outra substância encontrada nas sementes é a codaína, um componente utilizado para a fabricação de uma droga pesada, a heroína.

Apesar desses fatos, fique tranquilo ao consumir bolos e pães com as sementes de papoula, pois as que são utilizadas na culinária não podem gerar efeitos alucinógenos.

Isso acontece porque tais substâncias como só são encontradas nas sementes das plantas que não atingiram a maturação.

Após a maturação essas sementes não oferecem mais riscos e podem ser consumidas de forma segura.

Dessa forma para deixar claro:

▪️ Sementes da Papoula verdes = contém ópio. 
▪️ Sementes da Papoula maduras = NÃO contém ópio e são utilizadas na culinária.

Por que não se encontra semente de Papoula no Brasil?

Depois de saber dessa relação da semente de papoula com o ópio, fica mais fácil explicar porque é difícil encontrar no Brasil.

Das sementes, também são cultivadas a planta e é o seu cultivo que é proibido não só no Brasil como em outros países, a fim de evitar a fabricação de substâncias ilícitas para um bem maior.

A única maneira de se obter as sementes é a partir da importação, porém é necessário comprovar que essas sementes não são passíveis de germinação.

E isso leva a uma grande burocracia legislativa, para que se consiga importar e revender. Isso impacta obviamente no preço.

Na minha opinião, vejo a utilização da semente da papoula não é algo presente na nossa cultura culinária brasileira e consequentemente não é algo popularmente conhecido e consumido.

Dessa forma não há razão mover esforços na importação das sementes, passando por rigorosas fiscalizações, para no final não ter número suficiente de pessoas que se interessem em comprar.

Minha história sobre a Semente de Papoula

Se no Brasil não é cultural a utilização da Semente de Papoula, na Europa é totalmente ao contrário e por isso é facilmente encontrada em pães e bolos, e nas prateleiras de supermercado.

Quando fiz minha primeira viagem internacional para Europa em 2018, não foi difícil encontrar as sementes, muitos pãezinhos tinham a semente por cima.

Em Paris minha última parada da viagem comprei meu pacotinho das sementes de papoula e trouxe para casa, assim que cheguei logo preparei um bolo de limão dos meus livros de receita.

Bolo de Limão – Arquivo Pessoal de 2018

Essas sementinhas se tornaram meu tesouro e guardei por tanto tempo com medo de não poder ter novamente em breve, que acabaram criando bichinhos e estragando.

Eu sei foi estupidez, aprendi minha lição que dá para se aplicar a muitos outros cenários da vida, não é mesmo?

Perdi minhas sementes, mas o universo me presenteou com a oportunidade vir morar na Europa e novamente poder ter acesso as sementes de papoula e testar outras receitas.

Aqui na Suécia as sementes de papoula também são muito utilizadas, até em pães industrializados e você encontra nos mercados por um preço acessível.

Utilização da Semente de Papoula

Apesar de todo o requinte da semente de papoula, seu sabor não é o que se destaca, já que sinceramente não tem um sabor muito predominante e não conseguiria descrever como se parece, para ser sincera o sabor é suave demais que é quase sabor de nada.

A fascinação pela sua utilização não é pelo sabor e sim pela textura e estética.

Criações de receitas ficam lindas com as sementes de papoula e suas mini bolinhas pretas se espalham facilmente por toda a massa de bolos, panquecas, pães, waffles, etc.  

A crocância é a segunda característica que a torna especial, se mantêm com textura crocante, não importa se é acrescentada em líquidos ou levada a altas temperaturas.

Por isso é queridinha de muitos chefes que a utilizam como recurso de textura e elemento estético em várias criações.

Substituições para a Semente de Papoula.

Como comprei um pacotinho bem grande das sementes, vai aparecer por aqui algumas receitas com ela, mas sempre vou indicar substituições que poderá fazer.

Retire da Receita

Em geral, quando houver sementes de papoula em alguma receita, você pode simplesmente retirá-las dos ingredientes, já que na maioria das vezes está presente apenas como um adicional, como citei acima.

Semente de Papoula x Semente de Chia

Apesar de serem parecidas visualmente, as semelhanças da semente de chia e semente de papoula para aí.

A semente de chia tem o poder de absorver os líquidos quando incluído em receitas e adquire uma textura macia, que é o posto da crocância da semente de papoula.

📌Clique aqui e aprenda como fazer um Pudim de Chia delicioso

Se a intenção for ter a estética semelhante com a semente de papoula, então a substituição pode ser feita.

Semente de papoula por castanhas

Semente de papoula é uma oleaginosa assim como as castanhas, por isso nozes, amêndoas, pistache e qualquer outra castanha pode substitui-la para trazer crocância nas receitas.

Eu gosto muito da troca por amêndoas laminadas, já que tem um sabor mais neutro. Você pode, inclusive, picar bem fininho para ter uma experiência mais similar.

Essas substituições não são cem por cento iguais, mas você não precisa deixar de fazer alguma receita só porque viu nos ingredientes a semente de papoula.

Espero que saber mais dessas sementinhas tenha despertado sua curiosidade e que um dia tenha a oportunidade de experimentar.