Cacaueiro, Cacau e Chocolate – Um pouco da sua história
O cacau fruta que da origem ao chocolate é nativo da bacia amazônica e de outras áreas tropicais da América Central, onde o clima úmido e tropical misturado com chuvas elevadas criam o local perfeito para o crescimentos dos cacaueiros.
Historicamente se sabe que era cultivado em 1500 a.C pela civilização Olmeca. Um pouco tempo depois os Maias, Toltecas e Astecas apreciavam uma bebida que chamavam de “xocoatl”(xoco = amargo; atl = água), onde as sementes eram torradas e esmagadas em pedra quente até se transformar em uma pasta, acrescida em água quente e aromatizada com ervas, especiarias e pimentas. A bebida tinha um sabor amargo e era considerada energética, nutritiva e afrodisíaca. Considerado um alimento dos Deuses ficaram valiosas ao ponto de se tornarem moedas de troca.
O primeiro europeu há ter contato com o cacau foi Cristóvão Colombo em sua quarta viagem, quando estava procurando uma rota para a Índia, mas aparentemente não deu a devida importância as sementes.
Foi quando em 1.519 o espanhol Hernando Cortez durante suas conquistas no México foi apresentado ao contemplado cacau e ficou muito intrigado com importância devotada a semente. Percebendo seu valor iniciou uma plantação de cacau no México em nome da Espanha e assim foi o nascimento do que seria um negócio muito lucrativo.
Em 1.528 Cortez de volta a Espanha presenteou o rei Carlos V com grãos de cacau do Novo Mundo e trouxe as ferramentas necessárias para sua preparação. Com o passar do tempo os espanhóis começaram agregar açúcar e outros adoçantes como mel a bebida, tornando-a menos amarga.
A Espanha manteve o monopólio do comércio do cacau durante muitos anos, até que durante o século XVII este começou a se espalhar por toda Europa, especialmente Itália, França e Grã-Bretanha.
O consumo de chocolate ainda em forma de bebida quente, era um privilégio reservado para os mais ricos.
No século 18, todos os países da Inglaterra à Áustria produziam confecções a partir do do cacau e com a revolução industrial o motor a vapor e moagem mecanizada de grãos foram inventados, assim o processo de produção se tornou mais rápido e fácil que tornaram o produto mais acessíveis a todos.
A revolução do chocolate foi quando os holandeses desenvolveram uma prensa hidráulica que permitia a extração da manteiga de cacau separada da massa de cacau que após outros processos se transformava em pó de cacau. Os achocolatados foram desenvolvidos para bebidas mais rápidas e anos depois com a mistura de manteiga de cacau surgem os primeiros tabletes de chocolate semelhantes ao que conhecemos hoje.
Sou confeiteira, amo estudar sobre confeitaria e também gastronomia. Além dos cursos que já realizei, muito do que sei vem dos livros, posso passar horas lendo e os livros ficam sempre espalhados pela casa.
Resolvi criar o blog para compartilhar o que sei, o que apreendo e o que ainda vou apreender nas minhas leituras, aulas e experiências na cozinha.
Por aqui compartilho meus conhecimentos e receitas do mundo da confeitaria e como não se pode viver só de doces, ocasionalmente receitas para o dia a dia, que possam te inspirar a manter o equilíbrio.