Bolo de Natal: Princesa Sueco (Prinsesstårta)
Bolo Princesa Sueco ou Prinsesstårta, é um clássico que faz parte de muitas comemorações por aqui, principalmente nas festas de aniversário.
No dia 27 de novembro foi meu aniversário e quis aproveitar a ocasião para experimentar fazer esse bolo, mas como também estamos próximo ao natal decidi decorar nesse tema ao invés de fazer a decoração tradicional.
Um pouco da História do Prinsesstårta
O que tudo indica, o bolo foi criado pela professora de economia doméstica Jenny Åkerström, que lecionava aulas para meninas em um renomado colégio em Estocolmo, durante a primeira metade do século XX.
O bolo apareceu pela primeira vez no livro de receitas Prinsessornas Kokbok, que na tradução fica algo como Livro de Receitas das Princesas que foi publicado pela primeira vez na década de 1930.
A receita era feita com camadas de bolo pão de ló, recheio de creme de confeiteiro e geleia, coberto com uma camada de chantilly e marzipã.
Jenny Åkerström tinha entre suas alunas as princesas Margaretha, Märta e Astrid, que eram filhas do Príncipe Carl e da Princesa Ingeborg da Dinamarca, o nome do livro veio por esse motivo. No meu ver um marketing pronto para um sucesso de vendas, não é mesmo?
No livro o bolo aparece com o nome de “Grön Tårta” ou Bolo Verde, em referência a sua decoração, que era feita com marzipã colorido na cor verde cobrindo todo o bolo e no topo, para complementar, uma rosa modelada também com o marzipã.
Se for observar o livro, o bolo aparentemente tinha um formato comum, mas em algum momento da história ganhou uma camada espessa de chantilly no topo, formando uma cúpula e esse formato virou uma característica essencial para o bolo.
O fato curioso é que essa decoração, tanto no formato, quanto nas cores permanece até hoje. Claro que irá encontrar algumas variações, principalmente em temas comemorativos, mas normalmente as confeitarias e padarias seguem firme na tradição.
Dizem que as princesas gostavam muito do bolo, por isso foi incluído no livro e posteriormente o bolo passou a ser chamado simplesmente como Bolo Princesa.
Aqui é possível encontrar o clássico Prinsesstårta em qualquer mercado, confeitaria e até congelado.
Pão de Ló
As camadas desse bolo são finas, por isso quando ver o rendimento do bolo pode achar pequeno, mas confie que faz parte da característica do bolo.
Esse bolo rende poucas porções e se sua necessidade for de um bolo maior, você pode dobrar a receita, mas mantenha as camadas finas.
Dica
Deixe o bolo esfriar completamente e depois leve para a geladeira por algumas horas, isso vai facilitar na hora fatiar o bolo, fazendo com que esfarele menos e não quebre.
Creme de confeiteiro
Um dos recheios do bolo é o creme de confeiteiro feito com base de leite e gemas, um clássico perfeito com sabor suave e delicado.
Utilizei uma pasta de baunilha, mas você pode substituir por extrato ou a essência.
📌 Saiba tudo sobre a baunilha e como utilizar e fazer substituições nesse post 👉 Baunilha, o ouro da confeitaria!
Geleia de Frutas Vermelhas
O outro recheio desse clássico bolo é a geleia de frutas vermelhas, que utilizei uma comprada pronta.
📌 Se preferir preparar uma receita caseira veja a receita nesse post 👉 Geleia de Frutas Vermelhas
Chantilly
Aqui na Suécia, para bater chantilly utiliza-se o creme de leite fresco, com certeza uma opção bem mais saborosa e por aqui tem um preço acessível.
No Brasil infelizmente tem um alto custo, por isso muitas vezes substituímos por creme vegetal, e isso pode ser feito nessa receita.
Se for utilizar o creme de leite fresco, lembre-se sempre de adoçar, já o creme vegetal já vem adoçado.
Marzipã
No post anterior a esse, ensinei como preparar um Marzipã de forma caseira, inclusive com dicas de variações assim não terá desculpas para preparar a receita.
📌 Veja a receita de Marzipã clicando AQUI.
Como aqui o bolo é realmente famoso é possível encontrar o Marzipã pronto em qualquer supermercado e se encontrar pronto por onde mora, pode utilizar já que facilita bastante e costumam ter uma ótima qualidade.
Montagem do Bolo Princesa Sueco
O bolo geralmente é recheado com uma camada de geleia e outra camada do creme de confeiteiro, porém resolvi adicionar os dois em ambas as camadas de recheio.
Como montar o bolo
1. Fatie o bolo pão de ló em três camadas. 2. Coloque uma camada de bolo no prato de servir. 3. Por cima espalhe metade da geleia da receita. 4. Em cima da geleia, espalhe metade do creme de confeiteiro. 5. Coloque outra camada de bolo. 6. Repita a camada de recheio. 7. Finalize com a última camada de bolo. 8. Cubra o bolo com o chantilly. 9. Faça uma camada grossa de chantilly no topo, moldando uma cúpula/meia esfera.
Decoração
A decoração do bolo é toda feita em marzipã colorido com corantes em gel e utilizando cortadores em motivos natalinos.
Glacê real
Utilizei glacê real para fazer detalhes no bolo e nos enfeites de marzipã.
Aqui na Suécia os biscoitos de gengibre fazem parte das tradições de Natal, por isso nessa época do ano em qualquer loja ou supermercado é possível encontrar o glacê real em bisnagas, pronto para ser utilizado e isso facilitou bastante o trabalho.
Caso não encontre essas bisnagas, utilize o pó para glacê real encontrado em lojas de confeitaria, que é fácil de utilizar e na própria embalagem contém o modo de preparo.
📌 Se quiser mais dicas de como utilizar o glacê real ou quiser preparar biscoitos de gengibre, é só clicar aqui 👉 Biscoito de gengibre (Gingerbread)
Como decorar o bolo
1. Separe uma porção pequena de marzipã, cerca de 50 gr, e dívida em 4 partes colorindo com os corantes: marrom, amarelo, verde e azul. 2. Abra essas pequenas porções de marzipã sobre um tapete antiaderente. 3. Corte com cortadores em motivos natalinos. Utilizei árvore de Natal na cor verde, biscoito de gengibre na cor marrom, botinha na cor azul e estrela na cor amarela. 4. A porção maior, tinja com corante alimentício vermelho.
5. Coloque o marzipã vermelho entre dois plásticos alimentícios abertos, e abra com um rolo em tamanho suficiente para cobrir o bolo. 6. Com ajuda de um dos plásticos cubra o bolo com o marzipã. 7. Ajeite com cuidado com as mãos. 8. Corte o excesso com uma espátula e retire.
9. Risque círculos no topo com o glacê real. 10. Posicione os enfeites de marzipã, sobre os riscos. 11. Contorne os detalhes com glacê real para dar mais destaque. 12. Separei um pouco do chantilly da receita e colori com corante verde.
13. Coloquei em um saco de confeitar com bico de confeitar de folha. 14. Faço folhas por toda base do bolo para dar um acabamento. 15. Modelo mini bolinhas de marzipã vermelho e em conjunto de três posiciono entre as folhas de chantilly.
Espero que tenha gostado de conhecer esse o Bolo Princesa Sueco, revestido em clima de Natal, que pode ser uma linda e deliciosa opção de sobremesa para a sua ceia.
Bolo de Natal: Princesa Sueco (Prinsesstårta)
8
porções1h30
minutos30
minutos4
dias refrigeradoBolo de Natal, inspirado no Bolo Princesa Sueco.
Ingredientes
- Bolo
2 ovos
75 gr de açúcar
40 gr de farinha de trigo
35 gr de amido de milho
5 gr de fermento em pó
25 gr de manteiga sem sal, derretida
- Creme de Confeiteiro
250 ml de leite
45 gr de açúcar
20 gr de amido de milho
3 gemas
20 gr de manteiga sem sal
5 gr de pasta de baunilha
- Chantilly
250 ml de creme de leite fresco gelado
30 gr de açúcar
- Adicionais
50 gr de geleia de frutas vermelhas
450 gr de marzipã
Para decoração: corantes alimentícios em gel (utilizei vermelho, amarelo, azul, verde e marrom)
Instruções de Preparo
- Bolo
- Preaqueça o forno a 180º C.
- Forre com um círculo de papel manteiga uma forma redonda com 15 cm de diâmetro.
- Na batedeira adicione os ovos e o açúcar.
- Bata até dobrar de volume.
- Retire da batedeira e passando por uma peneira adicione os ingredientes secos.
- Misture delicadamente com um fouet, evitando perder a aeração dos ovos.
- Adicione a manteiga derretida e misture delicadamente.
- Distribua a massa na forma preparada.
- Leve para assar de 25 a 30 minutos.
- Creme de Confeiteiro
- Em uma panela adicione o leite e metade do açúcar da receita.
- Leve ao fogo até ferver.
- Enquanto isso em outra vasilha adicione as gemas, o restante do açúcar, o amido de milho e a pasta de baunilha.
- Mexa bem com um fouet até obter um creme mais claro e fofo.
- Quando o leite ferver, acrescente ao creme de gemas sem parar de mexer.
- Volte a mistura para a panela.
- Leve novamente ao fogo e mexa constantemente até engrossar.
- Retire do fogo, acrescente a manteiga e misture bem.
- Coloque o creme em um bowl, passando por uma peneira.
- Cubra com filme plástico em contato com o creme.
- Chantilly
- Na batedeira adicione o creme de leite gelado e o açúcar.
- Bata até formar bicos firmes.
- Reserve para a montagem.
- Montagem
- Corte o bolo em três camadas.
- Divida a geleia e o creme de confeiteiro em duas porções.
- Em um prato de servir coloque uma camada de bolo.
- Aplique em cima metade da geleia de frutas vermelhas.
- Por cima da geleia espalhe metade do creme de confeiteiro.
- Coloque outra camada de bolo e repita as camadas com o restante dos recheios.
- Finalize com a última camada de bolo.
- Cubra o bolo com o chantilly, sendo uma fina camada nas laterais.
- No topo deixe uma camada grossa de chantilly formando uma meia esfera.
- Abra o marzipã entre dois sacos alimentícios abertos.
- Cubra o bolo com o marzipã, ajeitando com as mãos e retirando o excesso com uma espátula.
- Decore como preferir. (Veja as dicas no post).
Vídeo da Receita
Sou confeiteira, amo estudar sobre confeitaria e também gastronomia. Além dos cursos que já realizei, muito do que sei vem dos livros, posso passar horas lendo e os livros ficam sempre espalhados pela casa.
Resolvi criar o blog para compartilhar o que sei, o que apreendo e o que ainda vou apreender nas minhas leituras, aulas e experiências na cozinha.
Por aqui compartilho meus conhecimentos e receitas do mundo da confeitaria e como não se pode viver só de doces, ocasionalmente receitas para o dia a dia, que possam te inspirar a manter o equilíbrio.